O Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos foi um dos projectos vencedores da edição de 2017 ao OPP – Orçamento Participativo de Portugal na área da Ciência, numa proposta apresentada pela associação cívica “Conselho da Cidade” e tem como parceiros os municípios ribeirinhos de Óbidos e Caldas da Rainha.
A sessão, conduzida por técnicos da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) – a entidade responsável pela execução do projecto – contou com a presença de cerca de meia centena de pessoas que ouviram explicações acerca dos objectivos e acções previstas para a criação do Centro. Por outro lado, os presentes partilharam as suas preocupações relativamente à Lagoa e que expectativas têm quanto à missão do CILO.
Tal como na primeira sessão, que decorreu em Junho nas Caldas da Rainha, a LPN solicitou o contributo de todos os atores locais, sobretudo na partilha de memórias e saberes associados à história e actividades praticadas na Lagoa de Óbidos.
O Centro Interpretativo ficará localizado na Foz do Arelho, em instalações cedidas pelo município das Caldas da Rainha. A Óbidos caberá a responsabilidade da comunicação e identidade gráfica.
O CILO consistirá num conjunto de estruturas, equipamentos e outras valências informativas e interactivas, assumindo-se como um instrumento para a descoberta, valorização e transmissão do património natural e histórico-cultural, contribuindo para a protecção deste sistema lagunar de reconhecida importância ecológica e para o desenvolvimento local sustentável.
0 Comentários