Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 17° C
10° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 18° C
9° C
  • Sunday 7° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 18° C

“Tradições da Vila” na cidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Tradições da Vila” é o evento que vai ser organizado pelo grupo de folclore que integra o Projecto Retrato, no dia 6 de outubro.

As aldeias vêm à cidade com as suas vivências, tradições, trabalhos e ofícios e retratam através de recriações etnográficas, cenas do quotidiano dos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX.

Do religioso ao profano, do trabalho rural ao ambiente de festa, das brincadeiras de escola aos teatros de robertos, dos pregões às fogaceiras, das desgarradas aos fandangos, das danças de roda colectivas às modas espontâneas, dos trajes ricos aos trajes de trabalho, será criado um quadro vivo do passado.

Os grupos participantes são o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras” da Fanadia, o Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Oleiros”, do Bairro dos Arneiros, o Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros”, de Alvorninha, o Rancho Folclórico “Flores da Primavera”, do Guisado, o Rancho Folclórico “Os Amigos Assoc. Barrantes”, Barrantes, e o Rancho Folclórico “Danças do Arnóia”, de A-dos-Francos. Foram ainda convidados a Banda Comércio e Indústria das Caldas da Rainha e o Rancho Folclórico do Arco da Memória.

Haverá atividades no Largo dos Pimpões (9h30) – dança coletiva e teatro de robertos, Bairro Azul/Av.ª 1º de Maio (10h) – cortejo etnográfico/religioso com passagem pelo Bairro Azul e Av.ª 1º de Maio, culminando frente à igreja de Nª Sr.ª da Conceição, com oração, canto religioso e dança colectiva na Praça 25 de Abril, Rua Heróis da Grande Guerra (10h30) – desfile de vendedores com os seus pregões, bem como as fogaceiras e banda, ao longo da Rua Heróis da Grande Guerra, desde os CTT até à Rua das Montras, Rua das Montras (11h) – desgarradas e fandangos num ambiente de taberna, pregões e alcoviteiras, Praça da Fruta e Chafariz das 5 Bicas (11h30) – cena etnográfica das aguadeiras e lavadeiras junto ao chafariz das 5 Bicas, seguida de encenação de casamento da época junto à capela de S. Sebastião (topo da praça), Largo Hospital Termal (12h) – descamisada e malha do milho, acompanhado de canto, dança coletiva e espontânea, Parque D. Carlos I (13h) – almoço saloio dos figurantes, Parque D. Carlos I (15h-17h – Parque D. Carlos I – quadros etnográficos de trabalhos agrícolas, atividades domésticas e de carácter lúdico infantil da época – varejar e apanha da azeitona, cavadores de manteia, semeadores, lavadeiras, brincadeiras infantis e danças e cantares de trabalho, Parque D. Carlos I (17h-18h) – música portuguesa de cariz popular e tradicional, interpretada por grupo constituído por elementos das tocatas dos grupos participantes, frente ao Museu José Malhoa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste com dúvidas sobre fim das obras

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO) tem dúvidas sobre quando terminarão as obras de modernização e eletrificação da Linha do Oeste, desconfiando do anúncio da Infraestruturas de Portugal, dona da obra, que indicou o segundo semestre deste ano como data de conclusão, informação “confirmada pelo Gabinete do Secretário de Estado das Infraestruturas, em reunião realizada com a CPDLO em 9 de janeiro”.

linha

Oficina de banda desenhada sobre desabafos

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha vai receber, na tarde de 25 de janeiro, uma oficina de banda de desenhada com o tema “Um espaço para desabafar”.

oficinabd

Maria da Conceição Pereira continua como provedora da Misericórdia das Caldas

Maria da Conceição Pereira foi reconduzida na provedoria da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (SCMCR). A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais para o quadriénio 2025-2028 teve lugar a 11 de janeiro, ao qual se seguiu um jantar de comemoração do Dia dos Reis com todos os colaboradores

tomadadepossemisericordia2