Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Livro sobre João Macedo Correia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito das Jornadas Europeias do Património, no dia 29 de setembro pelas 16h, no Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, será apresentado o livro “João Macedo Correia. 1908-1987. O Legado de um Ceramista”, de Adélio Marinho Macedo Correia, numa co-edição do Município de Barcelos e do Museu de Olaria. Com prefácio de António Augusto Joel.
O ceramista recebeu grande influência na sua passagem pelas Caldas

Isabel Maria Fernandes, investigadora, apresentará a obra, estando também presente o autor.

João Macedo Correia nasceu a 27 de setembro de 1908, em S. Vicente de Areias, uma das sete freguesias com tradição olárica do concelho de Barcelos.

Oriundo de uma dinastia de oleiros, desde muito cedo sentiu a necessidade de romper esse ciclo, tornando-se numa figura ímpar da região como ceramista e defensor das louças de Barcelos. Neste seu percurso virá a ter grande influência a sua passagem pelas Caldas da Rainha, onde frequentou a Escola Bordalo Pinheiro, conviveu e fez amizade com ceramistas de renome nacional, como Francisco Elias e Avelino Belo, com quem manteve contactos durante anos.

O acervo documental que deixou permitiu clarificar algumas das confusões que subsistem entre “Louças de Barcelos” e “Louças das Caldas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago