Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Inauguração da requalificação do Jardim de Infância e Escola Básica de Tornada

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ano letivo que iniciou na segunda-feira começou da melhor maneira para as 31 crianças que vão frequentar a renovada escola básica e jardim-de-infância de Tornada.
A escola básica e jardim-de-infância de Tornada foram objeto de obras de beneficiação com o custo de 200 mil euros

O edifício foi objeto de obras de beneficiação e reparaçãocom o custo de 200 mil euros (130 mil euros de comparticipação comunitária), que mudaram por completo a face visível deste equipamento, que apresentava evidentes sinais de desgaste.

Na passada sexta-feira teve lugar a cerimónia de inauguração, que reuniu, além dos responsáveis autárquicos, crianças, pais, professores e pessoal de apoio, assim como população da freguesia de Tornada, que quis conhecer a nova escola.

O edifício foi ampliado de forma a dar resposta às necessidades educativas, foi criado um novo hall de entrada, uma sala de aulas, uma sala de artes, sala de professores, polivalente, instalações sanitárias para alunos e funcionários, sala de arrumos e foram feitos arranjos exteriores. Como a envolvente não possui referências arquitetónicas relevantes, o projeto foi pensado também com o objetivo de valorizar o local.

As dez crianças do jardim-de-infância e as 21 que frequentam os quatros níveis do ensino básico contam agora com uma escola bonita e moderna, onde dá prazer estar e aprender.

Jorge Graça, diretor do Agrupamento de Escolas D. João II, reconheceu o valor desta obra para a população de Tornada, que “marcará indubitavelmente, a história da localidade”. Destacou a autarquia pela aposta no setor “educacional e por acreditar na necessidade de melhoria dos estabelecimentos de educação”.

Todavia, e como mencionou o atual presidente da União de Freguesias de Salir do Porto e Tornada, Arnaldo Custódio, “esta foi uma obra difícil que levou dois anos a ser concluída”. A empresa à qual foi adjudicada a obra enfrentou diversas dificuldades, o que atrasou bastante a conclusão da empreitada.

Valeu a disponibilidade do Grupo Desportivo de Tornada, que criou condições para que que as aulas continuassem a decorrer nas suas instalações e assim evitar que as crianças fossem deslocalizadas para outra escola, o que causaria transtorno às famílias.

O presidente da Câmara está certo que este “foi um bom investimento para as crianças e para a freguesia”. Tinta Ferreira reforçou o empenho em continuar a criar condições e infraestruturas no parque escolar.

As obras de requalificação da Escola da Encosta do Sol, no valor de um milhão e quatrocentos euros (com apoio fundos comunitários), deverão iniciar-se de uma forma faseada em janeiro de 2019 e concluídas em 2020.

Está a decorrer o projeto de requalificação da Escola do Avenal e será aberto o concurso no primeiro trimestre do próximo ano, de modo a que a obra de requalificação possa ser executada seis meses depois.

Segundo Tinta Ferreira, a autarquia está também a iniciar um estudo para a construção de um pequeno centro escolar em A-dos-Francos, para “poder juntar os alunos daquela freguesia”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barómetro – Festival de Intervenção Cultural e Artística

O Teatro da Pessoa, numa parceria com a Junta de Freguesia das Gaeiras e o Município de Óbidos, organiza a II edição do Barómetro - Festival de Intervenção Cultural e Artística, que acontecerá no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, de 12 a 19 de maio.

Rute Silva apresenta livro

O auditório municipal Casa da Música, em Óbidos, é palco no dia 18 de maio, pelas 17h30, da apresentação do livro “Diário de Hodgkin”, de Rute Silva.

rute