Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Exposição e colóquio “Um médico na Grande Guerra. Fernando da Silva Correia”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A associação Património Histórico – Grupo de Estudos organiza a exposição “Um médico na Grande Guerra. Fernando da Silva Correia”, cuja inauguração decorrerá a 22 de setembro, pelas 18h, no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.

Esta exposição procura, em simultâneo, assinalar o centenário da Grande Guerra (1914-1918) e dar a conhecer o acervo fotográfico de Fernando da Silva Correia (1893-1966) produzido no último ano deste conflito, em França.

Este projecto enquadra-se num conjunto mais lato de iniciativas que integram o Ano Europeu do Património Cultural e a Evocação do Centenário da Grande Guerra, destacando a necessidade de preservar e valorizar o património documental que nos desperta para acontecimentos de impacto local, nacional e internacional.

Fernando da Silva Correia surge como um actor a valorizar no contexto da I Guerra Mundial. O jovem médico havia terminado o curso em Coimbra a 20 de julho de 1917, quando foi mobilizado para o Corpo de Artilharia Pesada Independente que deveria conceder apoio ao exército francês. Inicialmente, terá sido integrado no 2º Grupo deste corpo, mas depois ter-se-á ligado a outro, pois não acompanhou aquele Grupo aquando da sua partida para Inglaterra. Partiu de Lisboa a 10 de janeiro de 1918 e somente regressou de França a 14 de maio de 1919. Durante este período, terá visitado diversas localidades francesas e contactado com os habitantes locais, conseguindo reunir um significativo conjunto de madrinhas de guerra e outros amigos.

É hoje possível conhecer todo o percurso deste jovem médico, através da documentação que sempre manteve e que, na sua maior parte, está ao cuidado da Associação PH- Grupo de Estudos, conservando a família outros elementos do espólio reunido após a morte de Fernando da Silva Correia. Essa documentação inclui obras provenientes da biblioteca reunida pelo médico, periódicos que adquiriu (ou lhe foram enviados) em França, correspondência e 550 fotografias da sua autoria. Estes documentos e outros objectos pessoais – património móvel – integrarão a exposição, tornando-a num interessante momento de conhecimento e reflexão sobre este primeiro conflito mundial e a participação portuguesa.

No dia da inauguração da exposição, a partir das 9h30, no Museu José Malhoa, haverá um colóquio com a participação dos principais investigadores associados ao projeto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.