Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
15° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C

Caldas assinala Semana Europeia da Mobilidade

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 16 a 22 de setembro Caldas da Rainha está a assinalar a Semana Europeia da Mobilidade (SEM) com diversas iniciativas.

Transportes públicos gratuitos, carros eléctricos para experimentar, ruas cortadas aos carros, corridas, caminhadas, passeios de bicicleta e ações de sensibilização fazem parte dos eventos.

O objetivo – que define essencialmente a missão da SEM – é o de promover o debate alargado e a reflexão sobre a necessidade de mudança relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular. “Combina e Move-te!” é o lema da SEM.

No dia 16, no Abraço Verde – Complexo Desportivo Municipal, houve da parte da tarde uma concentração de grupos e associações do concelho promotoras da mobilidade física ativa, seja através de marcha, corrida, bicicleta e outras.

Foi dada uma volta de sensibilização à pista de atletismo no intervalo do jogo de futebol do Caldas, que se disputou no Complexo Municipal por interdição do Campo da Mata.

As ações prosseguem nesta quarta-feira, dia 19, com a campanha de sensibilização “Combina e Move-te”, organizada pela União de Freguesias Nª Srª do Pópulo, Coto e S. Gregório e União de Freguesias de Sto. Onofre e Serra do Bouro, com alunos de quatro turmas de escolas de 1º ciclo do concelho. O evento desenrola-se na Rua Heróis da Grande Guerra, das 09h às 12h, e naRua Manuel Mafra, das 14h às 17h.

Haverá interdição ao trânsito na Rua Heróis da Grande Guerra entre as 09h e as 14h e na Rua Manuel Mafra das 14h às 19h.

Nessa noite, a partir da Praça da Fruta, decorre a corrida e caminhada “Combina e Move-te”/”Não fazemos nem mais um… Km”. A concentração é às 21h.

20 de setembro é o Dia da Sapatilha, altura em que haverá sensibilização para práticas de estilos de vida ativos, distribuição da bochura “Olhar crítico sobre o papel do calçado na mobilidade” e lançamento do mapa que define distâncias a pé entre pontos da cidade – Mupis, na Praça 25 de Abril, às 17h30.

Nos dias 19 e 22 haverá viagens gratuitas nos autocarros do TOMA.

O Dia da Bicicleta é assinalado a 22 de setembro, com um passeio de bicicleta pela cidade, dinamizado pela AECO – Associação Escola de Ciclismo do Oeste. A partida é na Praça 25 de Abril, às 10h.

“Experiências de Mobilidade e Interface”, é o tema da iniciativa com Vítor Milheiro, no Abraço Verde – Complexo Desportivo Municipal, às 12h.

Entre 16 e 22 de setembro haverá possibilidade de experimentar o segway turístico, da Rodoviária do Oeste, na Rua Dr. Leão Azedo, para além de existirem test-drives de carros eléctricos e híbridos em vários pontos da cidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados