Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 22° C
20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 23° C
20° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C

População de Peniche preocupada com aumento de salvamentos na ilha da Berlenga

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Até à semana passada já tinham sido realizados este ano quinze salvamentos na ilha da Berlenga, com evacuação dos sinistrados para o hospital, a maioria devido a quedas nos acessos ou trilhos, que provocam ferimentos.
Embarcações do Instituto de Socorros a Náufragos têm ido buscar as vítimas

Desde maio, quando arranca a época de transporte em barco de carreira regular, tem-se registado uma subida do número de ocorrências em relação a anos anteriores no mesmo período, admitiu a capitania do porto de Peniche.

A situação tem chamado a atenção da população de Peniche, que assiste à chegada das vítimas à estação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), de onde são depois levadas para o hospital, após os primeiros socorros prestados por equipas médicas que se deslocam à ilha nas embarcações do ISN. Na semana passada houve também um resgate realizado por um helicóptero da Força Aérea.

“Os casos repetem-se com uma periodicidade assustadora e não se vislumbra qualquer tomada de providência para, no mínimo, minorar os tempos de assistência a quem necessite. Com tantas centenas de pessoas a desfrutar daquela ilha paradisíaca seria de esperar que, pelo menos na época mais forte, existisse lá um médico”, reclama Carlos Tiago.

Há também quem defenda que a Marinha devia ali ter em permanência uma equipa de resgate ou pelo menos um posto de atendimento com um técnico de emergência pré-hospitalar e um enfermeiro com formação em suporte imediato de vida durante os meses de verão

Sobre as razões de tantas ocorrências, são apontadas várias causas: “Gente a mais, um vai e vem permanente de pessoas, carreiros degradados e pouco civismo”. A queda de pequenas pedras poderá também ter contribuído para alguns acidentes, já que os turistas podem escorregar ao pisarem as pedrinhas. Foi vedada uma zona de circulação pública.

Os chorões, plantas rastejantes que tinham o propósito de suster a queda de pedras, acabaram por aumentar a erosão, devido à penetração das raízes no solo, pelo que têm vindo a ser retirados.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas não chegou ainda a concretizar a intenção de reduzir o número de visitantes da reserva natural, cuja carga diária é de 350 pessoas, um limite diversas vezes ultrapassado nos meses de verão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Moisés lança “À Sombra do Amor”

“À Sombra do Amor” é o terceiro álbum de Moisés, músico independente e pintor, entre outras coisas, nascido e residente nas Caldas da Rainha.

moises

Parque Tecnológico é porta de entrada para empresas brasileiras na Europa

O Parque Tecnológico de Óbidos tornou-se oficialmente a base de acolhimento do NextHub em Portugal, reforçando a sua posição como plataforma estratégica para a internacionalização de empresas brasileiras na Europa. Esta parceria insere-se na estratégia do Next Group, holding com sede em São Paulo, que promove no dia 22 de maio a “Jornada de Internacionalização de Negócios”, em São José, na Grande Florianópolis, Brasil.

brasil