Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

População de Peniche preocupada com aumento de salvamentos na ilha da Berlenga

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Até à semana passada já tinham sido realizados este ano quinze salvamentos na ilha da Berlenga, com evacuação dos sinistrados para o hospital, a maioria devido a quedas nos acessos ou trilhos, que provocam ferimentos.
Embarcações do Instituto de Socorros a Náufragos têm ido buscar as vítimas

Desde maio, quando arranca a época de transporte em barco de carreira regular, tem-se registado uma subida do número de ocorrências em relação a anos anteriores no mesmo período, admitiu a capitania do porto de Peniche.

A situação tem chamado a atenção da população de Peniche, que assiste à chegada das vítimas à estação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), de onde são depois levadas para o hospital, após os primeiros socorros prestados por equipas médicas que se deslocam à ilha nas embarcações do ISN. Na semana passada houve também um resgate realizado por um helicóptero da Força Aérea.

“Os casos repetem-se com uma periodicidade assustadora e não se vislumbra qualquer tomada de providência para, no mínimo, minorar os tempos de assistência a quem necessite. Com tantas centenas de pessoas a desfrutar daquela ilha paradisíaca seria de esperar que, pelo menos na época mais forte, existisse lá um médico”, reclama Carlos Tiago.

Há também quem defenda que a Marinha devia ali ter em permanência uma equipa de resgate ou pelo menos um posto de atendimento com um técnico de emergência pré-hospitalar e um enfermeiro com formação em suporte imediato de vida durante os meses de verão

Sobre as razões de tantas ocorrências, são apontadas várias causas: “Gente a mais, um vai e vem permanente de pessoas, carreiros degradados e pouco civismo”. A queda de pequenas pedras poderá também ter contribuído para alguns acidentes, já que os turistas podem escorregar ao pisarem as pedrinhas. Foi vedada uma zona de circulação pública.

Os chorões, plantas rastejantes que tinham o propósito de suster a queda de pedras, acabaram por aumentar a erosão, devido à penetração das raízes no solo, pelo que têm vindo a ser retirados.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas não chegou ainda a concretizar a intenção de reduzir o número de visitantes da reserva natural, cuja carga diária é de 350 pessoas, um limite diversas vezes ultrapassado nos meses de verão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss