Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A candidatura do projeto “Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos” ao Orçamento Participativo de Portugal (OPP), em 2017, foi conduzida pelo Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania e, tendo sido ganhador, recebeu apoio público para a sua execução.

No processo de análise da candidatura e na cerimónia pública onde foram divulgados os projetos vencedores, o Centro de Interpretação foi classificado como o projeto da área da ciência cuja realização se antevia como a mais complexa e ambiciosa.

De facto, não bastassem já as naturais circunstâncias que influenciam e regem o funcionamento biológico da Lagoa de Óbidos, a importância social, ambiental, económica e cultural da Lagoa e o complexo legal e administrativo que condiciona tudo o que a rodeia, são justificadas as preocupações de todos e a vontade de querer contribuir para que a Lagoa possa continuar a desempenhar, hoje e no futuro, o seu importante papel na região e, espera-se, recuperar o que se poderá chamar a ‘qualidade perdida’.

É por isso normal e natural que existam múltiplas sensibilidades e ‘certezas’ sobre o que fazer, como agir e o que salvaguardar para que a Lagoa e as pessoas que dela dependem e que com ela convivem recuperem vigor e qualidade. No entanto, na defesa das diversas posições são também proferidas afirmações infundadas que importa corrigir. Isto, para que os interessados e amigos da Lagoa se concentrem em discutir o essencial, evitando um ruido que apenas contribui para a degradação deste importante sistema lagunar.

Com esta nota a Direção do Conselho da Cidade, pretende clarificar alguns dos aspetos que têm sido referidos de forma menos correta:

1.O OPP em 2017 foi lançado com regras públicas e noticiadas. Essas regras indicavam quais os conteúdos e a forma que os proponentes deveriam seguir, bem como os procedimentos previstos para aprovação dos projetos a votação e mecanismo de recurso se necessário. Foram feitas sessões de esclarecimento abertas e livres.

2.As entidades proponentes dos projetos naturalmente conheciam as regras estabelecidas e, tendo concorrido, aceitaram-nas como válidas.

3.Cada entidade conduziu o processo de apresentação do ‘seu’ projeto à comunidade como entendeu. No caso do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos foram diversas as iniciativas e o resultado final foi positivo pois traduziu-se em ser objeto de apoio público.

4.As regras para execução do projeto foram públicas. Foi lançado um concurso público para execução dos mesmos e entre os critérios para avaliação da candidatura à execução, constava a forma de envolvimento da entidade proponente do projeto (Conselho da Cidade) pela parte do candidato a executor.

5.O montante atribuído à execução do projeto foi fixado pela entidade gestora, Centro de FCT/Ciência Viva.

6.O Conselho da Cidade desconhece, como é natural, quantas entidades se candidataram à execução do Centro de Interpretação. No entanto, apenas foi contatado por uma entidade para discutir as ambições da candidatura e a forma de trabalho, caso viesse a receber a adjudicação para a realização do Centro.

7.O Conselho da Cidade foi informado da atribuição da execução do centro à Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e teve conhecimento do projeto de candidatura para a execução do Centro de Interpretação nessa altura.

8.A LPN, já manifestou estar disponível para auscultação, recolha de opiniões e testemunhos para a incorporação e o desenho final do Centro de Interpretação. O projeto, cumprindo um requisito da candidatura, inclui a participação fundamental e obrigatória dos Municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos.

9.A primeira sessão pública de apresentação do conceito e auscultação pública de expectativas realizou-se no auditório da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha no dia 21 de junho. Dada a afluência de público, os técnicos da LPN tiveram de alterar a forma preparada para a auscultação pública e foi, repetidamente, solicitado o envio de contribuições, por diversas vias, tendo sido definidos os canais de comunicação entre os presentes e a LPN.

10.Foi igualmente repetidamente afirmado que o Conselho da Cidade e a LPN têm estado em estreito contacto de forma otimizar o envolvimento local com a entidade com a responsabilidade formal de execução do projeto.

11.As regras do OPP indicam que a responsabilidade de execução dos projetos é das entidades oficiais. Estas contratam entidades executoras (LPN) e favorecem o envolvimento destas com as pessoas/entidades que se candidataram com ideias ao OPP. As regras e a pouca experiência deste instrumento de participação cívica indicam que o envolvimento dos promotores iniciais de ideias ao OPP é voluntário.

12.Foi indicado que há casos em que os promotores não querem ser envolvidos. No entanto, o Conselho da Cidade afirma que não é esse o caso do Centro Interpretativo e que está em contacto permanente com a LPN, para que o Centro seja uma realidade e contribua de forma decisiva para aumentar a visibilidade sobre esse importante recurso regional.

13.O Conselho da Cidade está consciente que a criação do Centro não resolverá os problemas que ameaçam a Lagoa de Óbidos. Mas a divulgação do seu valor é um instrumento imprescindível para que se dinamizem ações corretivas e preventivas, que visem a sustentabilidade daquele importante património social, ambiental económico e cultural.

Compete-nos, a todos os interessados e amigos da Lagoa, contribuir para o sucesso de ações concertadas na defesa e valorização da Lagoa de Óbidos. Sem menosprezar as sensibilidades e opiniões contrastantes este objetivo comum é, a nosso ver, francamente mais importante.

A Direção do Conselho da Cidade

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss