Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Lançamento da marca amiga do ambiente I Love Baleal

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Amiga do ambiente, a marca “I Love Baleal” e inspirada também na “maravilhosa praia de areia dourada de Peniche” coloca no mercado produtos como mochilas, sacos para a praia, artigos de apoio ao surf, porta-chaves, bonés, t-shirts orgânicas, entre outros.
Susana Santos (designer gráfica) e João Escada (web developer) são os responsáveis pela marca I Love Baleal

A proposta inovadora que visa chegar aosportugueses e turistas estrangeiros nasceu com o intuito de “preservar e de contribuir para a sustentabilidade de um lugar único, o Baleal”.

A marca foi apresentada no passado dia 20, num sunset party que teve lugar no Café Bar The Base, no Baleal, ao ritmo da música e boa energia de Fá de Samba (Joana Rodrigues e Duarte Dias).

João Escada (web developer) e Susana Santos (designer gráfica), que trabalham na empresa Óbidos Criativa, são os responsáveis pela criação dos novos produtos que são “amigos do ambiente, orgânicos, naturais, recicláveis e reciclados por artistas locais, contribuindo também para a economia do Baleal”. “Temos como objetivo ter a comunidade a trabalhar connosco numa estratégia baseada na economia circular, assente na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais”, disse João Escada.

O responsável explicou ao JORNAL DAS CALDAS que “I love Baleal vem na sequência de uma estratégia definida em 2012 e este ano com a entrada da designer gráfica no projeto definiram o conceito, com base na “sustentabilidade, preservação do meio ambiente, reciclagem e reutilização de várias matérias primas para criar as peças”.

A aposta é num produto que gere uma alternativa ecológica e em simultâneo “é um projeto de partilha que envolve a comunidade local”. Por exemplo, nas mochilas, malas e sacos de praia, confecionados com “material, roupa e calças de ganga que já não são usados”, segundo João Escada, vai ser recuperada “uma profissão bastante antiga de costureira”. “Temos Natália Passarinho que é da região a trabalhar connosco e é também uma forma de sustentação de um negócio de família”, explicou. Englobaram a costureira no projeto, onde deram as suas ideias e deixaram depois alguma “liberdade e criatividade ao seu talento”.

“Fizemos um apelo no Facebook para nos darem gangas e tecidos, a costureira faz as malas e mochilas com esses materiais”, explicou Susana Santos. “O resultado não poderia ter sido melhor, os sacos de praia estão fabulosos”, sublinhou a designer, adiantando que “os produtos da I Love Baleal vão começar a verem-se na praia”.

Há também porta chaves feitos com sobras da madeira usada em pranchas de surf feitas por José Antunes. “Para cada prancha vendida ele planta cerca de vinte árvores, portanto, fez todo o sentido integrá-lo neste projeto, onde reutilizamos a madeira que ele já não necessita quando está a fazer as pranchas”.

No sentido de reduzir a dependência do plástico descartável, João Escada e Susana Santos criaram porta-chaves com uma colher de café. “Com este utensilio não precisam de utilizar a palheta de plástico que é utilizada em alguma restauração para mexer o café”, explicou a designer gráfica, acrescentando que “são necessários passos consistentes no sentido de alterar os padrões de consumo e de reduzir drasticamente a produção e o consumo de plástico”.

Dos seus artigos faz parte ainda um tapete de praia para trocar o fato de surf ou para colocar acessórios de praia. Uma peçaúnica, feita à mão com tecidos reciclados.

“Trabalhamos com artistas locais para que possam mostrar as suas artes (fotografia, pintura, artes manuais, entre ouros), referiu ainda João Escada, sublinhando que “para as t-shirts orgânicas feitas com malha portuguesa 100% algodão, escolhermos para iniciar a primeira coleção o fotógrafo Daniel Espírito Santo, que reside no Baleal”. “O objetivo é trabalhar com vários fotógrafos da zona e ter coleções novas com ideias criativas e diferenciadoras”, acrescentou.

Os bonés são 100% algodão e ao adquirir um produto que não é totalmente orgânico nós fazemos um donativo às associações Mar Meu ou Peniche Beach Conservation, que fazem a limpeza da praia e dos oceanos.

João Escada e Susana Santos, que vendem os produtos online (ilovebaleal.com), pretendem lançar todos os meses “novas peças com novas ideias”.

Estão também em conversação com alguma restauração e lojas no Baleal e também em outros locais da região para venderem os artigos com o objetivo de “chegar aos turistas e visitantes”. “Vamos fazer várias parcerias para promover a marca e em simultâneo sensibilizar para a sustentabilidade, meio ambiente, reciclagem e reutilização de várias matérias primas”, referiram os responsáveis do projeto I Love Baleal, que desenvolvem produtos “economicamente viáveis e ecologicamente eficientes”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Duques de Bragança em Atouguia da Baleia

No dia 18 de maio, os Duques de Bragança deslocam-se à vila de Atouguia da Baleia, em Peniche, com visita aos monumentos, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Igreja de São Leonardo, com chegada às 11h30 e serão receção pelas autoridades locais.

duques

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby