Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 33° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 36° C

OesteSustentável anuncia escolas vencedoras do projeto “Ventos de Poupança 2”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no passado dia 12, na sede da OesteSustentável, em Caldas da Rainha, a cerimónia de entrega de prémios da competição escolar “Ventos de Poupança 2”. A iniciativa teve início em setembro de 2017 e caraterizou-se pela realização de atividades pedagógicas relacionadas com diversas temáticas como a eficiência energética, ambiente, água, resíduos e mobilidade sustentável, onde participaram 42 escolas, 30 mil alunos e mais de 125 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar dos 25 municípios do Oeste, Alta Estremadura, Barreiro, Cascais, Moita, Montijo e Seixal.
Alunos e representantes das escolas à entrada da OesteCim, sede da OesteSustentável

O projeto culminou com a atribuição de prémios finais, nomeadamente sistemas de aproveitamento de energias renováveis para autoconsumo às dez melhores escolas (quatro delas do Oeste – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Escola Profissional de Agricultura, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Desenvolvimento Rural de Cister e Externato Cooperativo da Benedita) e uma sala LED a cada uma das instituições particulares de solidariedade social que as escolas (do Oeste: Escola Básica e Secundária do Cadaval, Escola Básica 2,3 do Maxial, Escola Básica 2,3 Visconde Chanceleiros, Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, Escola 123 de Abrigada e Escola Básica D. João II) escolheram apoiar.

Como forma de premiar o excelente empenho demonstrado por parte dos alunos, foram também atribuídos prémios de mérito às restantes escolas finalistas, nomeadamente a substituição da iluminação fluorescente de uma sala de aula, por iluminação a LED.

Na sessão, foram apresentadas, por cada escola, réplicas de turbinas/painéis fotovoltaicos construídas com materiais reutilizados, tendo as mais originais e inovadoras recebido prémios, sendo uma delas do Oeste, o Externato Cooperativo da Benedita, ficou em segundo lugar e que ganhou bilhetes para visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (Sobral de Monte Agraço).

Segundo a OesteSustentável, os prémios possibilitarão uma poupança em dez anos, na ordem dos 600 MWh, evitando a emissão de cerca de trezentas toneladas de CO2, nas 21 escolas distinguidas e gerando uma poupança de cerca de cem mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Macroalga da costa de Peniche pode retardar envelhecimento da pele

Os extratos enriquecidos em florotaninos e outros componentes obtidos a partir de uma macroalga recolhida na costa de Peniche apresentam um marcado efeito inibidor sobre as enzimas colagenase e elastase, responsáveis pela degradação da matriz da pele e diretamente relacionadas com o processo de envelhecimento cutâneo, aponta uma investigação levada a cabo por uma equipa do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria. A investigação originou um pedido de patente, que foi agora aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

alga

2500 pessoas em corrida de toiros mista

Mais de 2500 pessoas (mais de dois terços da lotação) assistiram na praça do Sítio da Nazaré, na noite do passado sábado, ao regresso a esta arena das corridas de toiros mistas, nas quais existem toureio a cavalo e toureio a pé.

sitio 1

Ciclismo em A-dos-Francos

No dia 21 de agosto, a segunda etapa da 14ª Volta a Portugal de Cadetes em ciclismo vai passar em A-dos-Francos, junto ao monumento de homenagem a João Almeida, cerca das 11h30, depois do prólogo em Alpiarça e da primeira etapa entre Almeirim e Benavente.