Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

OesteSustentável anuncia escolas vencedoras do projeto “Ventos de Poupança 2”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no passado dia 12, na sede da OesteSustentável, em Caldas da Rainha, a cerimónia de entrega de prémios da competição escolar “Ventos de Poupança 2”. A iniciativa teve início em setembro de 2017 e caraterizou-se pela realização de atividades pedagógicas relacionadas com diversas temáticas como a eficiência energética, ambiente, água, resíduos e mobilidade sustentável, onde participaram 42 escolas, 30 mil alunos e mais de 125 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar dos 25 municípios do Oeste, Alta Estremadura, Barreiro, Cascais, Moita, Montijo e Seixal.
Alunos e representantes das escolas à entrada da OesteCim, sede da OesteSustentável

O projeto culminou com a atribuição de prémios finais, nomeadamente sistemas de aproveitamento de energias renováveis para autoconsumo às dez melhores escolas (quatro delas do Oeste – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Escola Profissional de Agricultura, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Desenvolvimento Rural de Cister e Externato Cooperativo da Benedita) e uma sala LED a cada uma das instituições particulares de solidariedade social que as escolas (do Oeste: Escola Básica e Secundária do Cadaval, Escola Básica 2,3 do Maxial, Escola Básica 2,3 Visconde Chanceleiros, Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, Escola 123 de Abrigada e Escola Básica D. João II) escolheram apoiar.

Como forma de premiar o excelente empenho demonstrado por parte dos alunos, foram também atribuídos prémios de mérito às restantes escolas finalistas, nomeadamente a substituição da iluminação fluorescente de uma sala de aula, por iluminação a LED.

Na sessão, foram apresentadas, por cada escola, réplicas de turbinas/painéis fotovoltaicos construídas com materiais reutilizados, tendo as mais originais e inovadoras recebido prémios, sendo uma delas do Oeste, o Externato Cooperativo da Benedita, ficou em segundo lugar e que ganhou bilhetes para visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (Sobral de Monte Agraço).

Segundo a OesteSustentável, os prémios possibilitarão uma poupança em dez anos, na ordem dos 600 MWh, evitando a emissão de cerca de trezentas toneladas de CO2, nas 21 escolas distinguidas e gerando uma poupança de cerca de cem mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss