Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C

Julgado de Paz do Oeste comemorou o primeiro ano de atividade

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Julgado de Paz do Oeste, o maior do país e o primeiro a ter dimensão regional, com sede na vila do Bombarral, comemorou no passado dia 6 o seu primeiro ano de atividade.
Grupo de colaboradores do Julgado de Paz do Oeste

A data foi assinalada com um jantar comemorativo, onde estiveram presentes diversas individualidades, como os presidentes da Comunidade Intermunicipal do Oeste e do Município de Alenquer, autarcas de alguns municípios e colaboradores das delegações de Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Óbidos e Bombarral. Também o Ministério da Justiça se fez representar na comemoração, tendo estado presente o sub-director geral da DGPJ – Direção Geral da Política de Justiça, Renato Gonçalves, a diretora de serviços do Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios da DGPJ, Marta San-Bento, e o chefe de serviço dos Julgados de Paz e Mediação, Emanuel Vieira.

Este projeto-piloto, que conta com uma parceria entre o Ministério da Justiça e a Comunidade Intermunicipal do Oeste, abrange 360 mil habitantes. Com sede no Bombarral e delegações em cada um dos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, o Julgado de Paz do Oeste “tem corrido bem e está a ser um êxito junto das populações”, afirmou a juíza Cristina Eusébio.

Ao longo deste ano de atividade, segundo a juíza, “o Julgado recebeu 176 processos do Julgado de Paz extinto, que abrangia Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré e Óbidos, e deram entrada mais 322 processos. Encontram-se findos 333 processos e pendentes 165”. Isto indica que “o trabalho que temos vindo a desenvolver junto dos cidadãos é significativo”, sendo “uma alternativa de justiça rápida”, onde a população pode dar entrada das ações para a resolução de litígios.

“Neste momento o saldo é positivo, não quer dizer que eu não queira mais”, sublinhou Cristina Eusébio.

Em relação às delegações existentes nos restantes concelhos do norte da região Oeste, a juíza adiantou que “o número de processos triplicou nos primeiros seis meses” de funcionamento do Julgado de Paz do Oeste. Contudo, a juíza acredita que o número de processo pode aumentar, devido à divulgação que tem sido feita junto da população e ainda face ao potencial dos doze concelhos.

“À medida que vamos divulgando vamos chegando a mais pessoas”, afirmou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

montejunto

Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia

A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.