Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C

Festival da Batata na Misericórdia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Festival da Batata com Sabor vai decorrer nos dias 16 e 17 de junho, na Misericórdia, na freguesia de Moita dos Ferreiros, Lourinhã.
O desfile de tratores antigos é uma das atrações

Celebra pela terceira vez este produto agrícola, que encontra nesta zona da região Oeste caraterísticas de solo e clima distintas das demais regiões, potenciadoras do sabor da batata aqui produzida.

Como nas edições anteriores, o festival é realizado no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, porém, ultrapassa as suas fronteiras, quer através das visitas aos campos de ensaio de produção de batata, durante as jornadas técnicas, quer através do seu desfile de tratores antigos, que este ano se dirige à Lourinhã para uma receção nos Paços do Concelho.

O festival conta com a presença de várias empresas do sector agrícola ligadas à produção da batata, que vão dar a conhecer os seus produtos e inovações. Conta também com a presença de vários artesãos da região.

A gastronomia associada aos diversos paladares da batata terá o seu destaque na área de refeições.

Estará representada a “Confraria Nabos e Companhia”, haverá demonstrações gastronómicas de estudantes e petiscos criados pelas associações locais com a batata como principal elemento.

Para os mais novos, a área lúdica dos insufláveis e a área pedagógica da Quintinha são os grandes atrativos, assim como os passeios de burro pelo recinto do festival, a bordo da carroça do burro Onofre.

A animação musical inclui ranchos folclóricos, grupo de cavaquinhos, arraial e a atuação da Sociedade Lírica Moitense.

O dia 16 é marcado pelas jornadas técnicas, cuja organização está a cargo da Louricoop e da Porbatata. Será repartido entre visitas aos campos de ensaio para a demonstração in loco do desempenho das variedades de batata e do controle fitossanitário da cultura. Um colóquio decorrerá no recinto do festival, subordinado ao tema “Pragas de Quarentena da Batata – Tecia Solanivora – Sintomas, estragos e estratégias de combate”, com a participação de Ana Paula Carvalho, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

O dia 17 tem como grande destaque o desfile de tratores antigos, em que participam dezenas de clássicos da lavoura.

Este ano, o desfile segue rumo à Lourinhã, onde serão recebidos pelo presidente da Câmara com um “mata-bicho” nos Paços do Concelho.

Todos os participantes no desfile habilitam-se ainda a obter um dos três prémios do Festival da Batata: o Prémio Antiguidade, o Prémio Farrusca e o Prémio David Brown, ou a serem agraciados com uma das menções honrosas atribuídas pelo júri aos que mais se destacarem por alguma característica peculiar.

A organização do evento é da responsabilidade de cinco entidades que se unem para a promoção da batata – a Liga dos Amigos do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, entidade que esteve na origem do festival, a Junta de Freguesia de Moita dos Ferreiros, a Louricoop, a Porbatata e a Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã, contando ainda com o apoio dos Municípios da Lourinhã e do Bombarral.

As entradas são gratuitas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Projeto “O Natal Ideal” angaria brinquedos

Pelo segundo ano, Daniela Rodrigues e Rodrigo Santos lideram o projeto "O Natal Ideal", dedicado a proporcionar um natal mais feliz a crianças carenciadas através da recolha de brinquedos novos e usados.

natalidela

Piscina de ondas artificiais em Óbidos

A Surfers Cove promete construir em três anos um parque temático para surf em Óbidos, com um aldeamento turístico de quatro estrelas, que terá o máximo de 144 camas e um investimento total superior a 30 milhões de euros.

ondas

Utilização do humor na intervenção com a população sénior

Decorreu nas instalações da Biblioteca Municipal do Cadaval uma ação de formação sobre a utilização da arte do palhaço e do humor de forma terapêutica em contextos gerontológicos. Esta iniciativa, dinamizada pela Associação Clowncare, contou com a participação de nove técnicas de sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho do Cadaval.

humor