Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Festival da Batata na Misericórdia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Festival da Batata com Sabor vai decorrer nos dias 16 e 17 de junho, na Misericórdia, na freguesia de Moita dos Ferreiros, Lourinhã.
O desfile de tratores antigos é uma das atrações

Celebra pela terceira vez este produto agrícola, que encontra nesta zona da região Oeste caraterísticas de solo e clima distintas das demais regiões, potenciadoras do sabor da batata aqui produzida.

Como nas edições anteriores, o festival é realizado no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, porém, ultrapassa as suas fronteiras, quer através das visitas aos campos de ensaio de produção de batata, durante as jornadas técnicas, quer através do seu desfile de tratores antigos, que este ano se dirige à Lourinhã para uma receção nos Paços do Concelho.

O festival conta com a presença de várias empresas do sector agrícola ligadas à produção da batata, que vão dar a conhecer os seus produtos e inovações. Conta também com a presença de vários artesãos da região.

A gastronomia associada aos diversos paladares da batata terá o seu destaque na área de refeições.

Estará representada a “Confraria Nabos e Companhia”, haverá demonstrações gastronómicas de estudantes e petiscos criados pelas associações locais com a batata como principal elemento.

Para os mais novos, a área lúdica dos insufláveis e a área pedagógica da Quintinha são os grandes atrativos, assim como os passeios de burro pelo recinto do festival, a bordo da carroça do burro Onofre.

A animação musical inclui ranchos folclóricos, grupo de cavaquinhos, arraial e a atuação da Sociedade Lírica Moitense.

O dia 16 é marcado pelas jornadas técnicas, cuja organização está a cargo da Louricoop e da Porbatata. Será repartido entre visitas aos campos de ensaio para a demonstração in loco do desempenho das variedades de batata e do controle fitossanitário da cultura. Um colóquio decorrerá no recinto do festival, subordinado ao tema “Pragas de Quarentena da Batata – Tecia Solanivora – Sintomas, estragos e estratégias de combate”, com a participação de Ana Paula Carvalho, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

O dia 17 tem como grande destaque o desfile de tratores antigos, em que participam dezenas de clássicos da lavoura.

Este ano, o desfile segue rumo à Lourinhã, onde serão recebidos pelo presidente da Câmara com um “mata-bicho” nos Paços do Concelho.

Todos os participantes no desfile habilitam-se ainda a obter um dos três prémios do Festival da Batata: o Prémio Antiguidade, o Prémio Farrusca e o Prémio David Brown, ou a serem agraciados com uma das menções honrosas atribuídas pelo júri aos que mais se destacarem por alguma característica peculiar.

A organização do evento é da responsabilidade de cinco entidades que se unem para a promoção da batata – a Liga dos Amigos do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia, entidade que esteve na origem do festival, a Junta de Freguesia de Moita dos Ferreiros, a Louricoop, a Porbatata e a Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã, contando ainda com o apoio dos Municípios da Lourinhã e do Bombarral.

As entradas são gratuitas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quedas de árvores no Bombarral

Na sequência do mau tempo verificado no dia 27 de março, em particular a precipitação intensa que se registou durante a madrugada e manhã, a Proteção Civil do Bombarral registou mais de uma dezena de ocorrências relacionadas com cheias e inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras, entupimento de valetas e aquedutos.

arvores

Júlia Franco vence prova internacional

O Acrotramp Clube de Caldas participou com cinco ginastas na Competição Internacional de Ginástica (Oeiras Trampolim Cup), entre 22 e 24 de março. Júlia Franco venceu em Trampolim Individual.

trampolins1