Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Fábula de amor de Bordallo Pinheiro renasce no século XXI

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O romance Paul et Virginie, de Bernardin de Saint Pierre, escrito há 230 anos, foi um sucesso editorial arrebatador desde o seu lançamento e transformou-se num clássico da literatura mundial. Em 1889, no primeiro ano sobre a fundação da Fábrica das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, o génio do Bordallo adaptou o romance iluminista, cuja acção se desenrola no cenário exuberante e paradisíaco da Ilha Maurícia, a uma fábula cujos personagens são duas rãs enamoradas debaixo de uma bananeira.

Uma réplica da escultura naturalista da autoria de Raphael Bordallo Pinheiro renasce no século XXI, numa nova coleção da marca – “Peça do Ano” –, que se dedicará à recuperação e relançamento de peças de elevado valor artístico que integram o legado artístico visionário do seu fundador.

Os protagonistas são duas irresistíveis rãs, profundamente enamoradas, a olharem-se, deleitadas, debaixo da sombra de uma bananeira.

Este grupo escultórico ornamentou o Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, de 1914 a 1920, e marcou presença no pavilhão português da Exposição Universal de Paris, em 1889. Paulo e Virgínia foi também exibido por Raphael Bordallo Pinheiro como uma das peças principais na sua exposição no Rio de Janeiro, em 1899, aquando da apresentação no Brasil da sua majestosa Jarra Beethoven. Atualmente integra o acervo da Casa Museu San Raphael, nas Caldas da Rainha, propriedade das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro.

A nova coleção “Peça do Ano” da Bordallo Pinheiro prevê o lançamento anual de peças exclusivas e de grande valor artístico originalmente criadas por Raphael Bordallo Pinheiro, ou pelo seu filho, Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro. Esta coleção reflete o trabalho contínuo da marca na preservação e valorização do legado artístico do seu fundador e implica uma análise pormenorizada da obra de Bordallo Pinheiro, do enquadramento artístico de cada peça, e da minuciosa recuperação dos moldes originais.

A peça Paulo e Virgínia custa 275€.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Proteção Civil com simulacros durante uma semana

Ao longo de mais de uma semana, entre 4 e 14 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) das Caldas da Rainha realiza o Caldex’24, um programa que inclui exposição de meios e simulacros de incêndios, resgate no mar, roubo de automóvel e acidente de viação.

protecao1

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista