A realidade e o contexto em que surgem os Cursos de Educação e Formação (de jovens e adultos) e os Cursos Profissionais exigiram uma diversificação das áreas de formação, situação que levou a escola, em resposta às necessidades perspetivadas para a região, a enveredar pelas áreas da hotelaria/restauração e turismo há mais de uma década.
As excelentes condições de formação de que a escola dispõe, aliadas à experiência e determinação do corpo docente, permitem o desenvolvimento de dinâmicas ao longo de todo o ano que envolvem os alunos e lhes proporcionam uma formação fortemente alicerçada na prática. Estas dinâmicas são, em regra, abertas è comunidade e, frequentemente, dirigidas à mesma. São exemplos emblemáticos o eventos “Rotas e Sabores” e “Pera à Prova”. O segundo, embora conte apenas com duas edições, tem envolvido diversas escolas de região à semelhança do que se pretende com o “Dia Olímpico”, cuja primeira edição decorreu este ano muito por força da existência do Curso Profissional de Técnico de Desporto e que, no próximo ano, se pretende como evento regional.
A escola aposta fortemente no alargamento dos horizontes dos seus alunos e na sua formação, não apenas profissional mas também cívica, como cidadãos portugueses e europeus. São três os projetos Erasmus+ atualmente em curso envolvendo alunos de todas as áreas de formação.
O projeto “European Olympics” (com Espanha, Eslovénia e Bulgária), mais vocacionado para os alunos de Desporto; o projeto “You can be a hero” (com França, Letónia e Grécia), de espetro mais alargado, visa a promoção de uma cidadania ativa assente nos valores da integração, da inclusão e da igualdade de oportunidades e o projeto “Identités gastronomiques régionales et mondialisation” (com França e Roménia), claramente vocacionado para os alunos de hotelaria/restauração, visando a promoção e valorização dos produtos locais, e que também envolve restaurantes da região. Este último abarca todos os alunos do 1.º ano dos Cursos de Cozinha/pastelaria e Restaurante/Bar.
Emanuel Vilaça
Diretor da EBS Fernão do Pó
0 Comentários