Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 23° C
17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C

Sessão de apresentação dos cursos do Ensino Profissional no Colégio Rainha D. Leonor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 6 de junho, pelas 18h, o Colégio Rainha D. Leonor (CRDL), nas Caldas da Rainha vai realizar uma sessão de apresentação dos cursos do Ensino Profissional na Biblioteca do Colégio, destinada a todos os alunos/encarregados de educação interessados em conhecer a oferta formativa.

As valências do CRDL começam na Educação Pré-Escolar e terminam no Ensino Secundário, sendo por isso possível um aluno fazer todo o seu percurso académico na mesma escola, com as mais-valias inerentes ao trabalho interciclos.

A Educação Pré-Escolar do CRDL assenta num modelo sócio-construtivista e procura, ainda, preparar as crianças dos cinco anos para o ingresso, de forma natural, no 1.º Ciclo. Em articulação com o trabalho feito em sala de aula surgem outras ofertas formativas: a Atividade Física e Motora, a Música e o Inglês, com sessões dinamizadas no âmbito de um projeto de Língua Inglesa em parceria com a Nobel International do Algarve.

O 1.º Ciclo constitui a base do ensino obrigatório, onde são desenvolvidas competências essenciais da vida académica e visa uma articulação com o 2.º Ciclo do Ensino Básico. O aluno é levado a descobrir a Matemática, o Português e o Estudo do Meio de forma natural e em articulação com outros projetos, como a “Escola na Horta”, que, sustentado no garden-based learning, constitui uma mais-valia para o enriquecimento académico, possibilitando a descoberta natural de conteúdos; a valorização da Natureza e do ambiente; e o projeto Mind Yourself (mindfulness e educação emocional).

A oferta de Inglês no 1.º e 2.º anos dão continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Pré-Escolar, e no 3.º e 4.º anos, para além do cumprimento das matrizes curriculares do Ministério da Educação, são introduzidos conteúdos adicionais, tendo em vista a continuação de estudos no 2.º Ciclo do EB.

Como Oferta Complementar, o CRDL apresenta Multimédia e Programação e como Atividades de Complemento Curricular (AEC): Ciências Experimentais e Tecnológicas; Português a Brincar/Hora do Conto; Jogos Tradicionais e Populares.

No 2.º Ciclo e 3.º do EB, os alunos poderão optar pelo ensino regular, pelo ensino articulado de dança, ou pelo ensino articulado de música.

Em articulação com a atividade letiva/curricular, o CRDL oferece AEC em diversas áreas do Saber e do Saber-Fazer: Apoio aos trabalhos de casa, Conversação de Inglês, Programação, Oficina de Espanhol, Ciências Experimentais, Apoio de Português/Matemática, e Teatro.

À entrada do Ensino Secundário – regular – os alunos poderão optar por um dos seguintes cursos: Curso de Ciências e Tecnologias; Curso de Línguas e Humanidades, Curso de Ciências Socioeconómicas e Curso de Artes Visuais. São disponibilizadas sessões de apoio a todas as disciplinas (reforço da disciplina), para além do projeto “Recuperação +”, que consiste num apoio individualizado extra. Em complemento, os alunos poderão frequentar sessões de Atividade Física e Dança, Programação, Técnicas Laboratoriais e Orientação Profissional/Académica.

Dentro do Ensino Profissional, os alunos poderão escolher dois cursos: Técnico de Desporto e Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Estes cursos apresentam uma elevada taxa de empregabilidade e vão ao encontro das necessidades do tecido empresarial da zona oeste. Estão estabelecidas parcerias com entidades nacionais e internacionais, de forma a possibilitar que, durante os três anos do curso, os alunos associem a teoria à prática, isto é, que aprendam e que pratiquem com profissionais especializados e que conheçam in loco a realidade. Assim, no Desporto os alunos terão oportunidade de praticar modalidades desportivas em campos/instituições especializadas; conhecer clubes com prestígio nacional; preparar treinos funcionais em ginásios; preparar aulas de grupo; participar em eventos de cariz nacional e em atividades físicas e desportivas de ocupação ao ar livre; na área da Comunicação, Marketing, Publicidade e Relações Públicas, os alunos terão oportunidade de organizar eventos no e para o concelho; participar na elaboração de planos de marketing; colaborar na conceção de campanhas de publicidade; fazer a cobertura jornalística de eventos, entre outros.

Conscientes de que os alunos do Ensino Profissional podem ingressar no Ensino Superior, o CRDL não descura esta vertente, dinamizando apoios de preparação para os Exames Nacionais para os alunos interessados. Esta mais-valia tem levado a uma taxa de ingresso no Ensino Superior muito elevada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Tenistas caldenses arrecadam títulos regionais

Decorreram entre os dias 5 e 8 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub14 e Sub18. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

titulos1