A apresentação do doce vencedor, escolhido entre os seis que se apresentaram a concurso, aconteceu no passado dia 19, no Auditório Municipal do Bombarral.
A tarefa de escolher o bolo que irá ter a “missão” de representar as Conferências de São Vicente de Paulo coube a Catarina Saraiva (Atelier do Doce – Alfeizerão), Paulo Santos (Forno do Beco – Caldas da Rainha) e Nuno Correia (Fábrica Côroa (pastel de feijão) – Torres Vedras).
No que diz respeito ao bolo vencedor, este tem como principal caraterística o facto de conter na sua composição a uvada, uma compota muito antiga preparada essencialmente nas regiões vinhateiras durante a época das vindimas. É feita com a redução do mosto da uva, antes deste fermentar, ao qual se junta fruta, canela e casca de limão.
Segundo o vice-presidente da Conferência Vicentina S. Salvador do Mundo, Nuno Ferreira, o lançamento deste concurso teve como primeiro objetivo “a divulgação das Conferências de São Vicente de Paulo e do seu papel enquanto imagem da caridade cristã através do apoio a famílias carenciadas”.
Como frisou o dirigente, “neste momento, na área da paróquia do Bombarral, estamos a apoiar quase 80 famílias”.
Por outro lado, com esta iniciativa pretendeu-se dar um contributo positivo “para a comunidade”, promovendo “a criação de um produto que se pretende vir a conseguir firmar como um doce típico da nossa doçaria”.
Na segunda posição ficou Sónia Eustáquio, enquanto a terceira classificada foi a pastelaria “Travessa dos Sabores” (Caldas da Rainha). Na quarta posição ficou o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral, enquanto os doces apresentados por Amélia Fortuna e Telma Perdigão foram os 5º e 6º classificados.
0 Comentários