Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C

Exposição “Um médico na Grande Guerra” e colóquio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A associação Património Histórico – Grupo de Estudos encontra-se a preparar a exposição “Um médico na Grande Guerra. Fernando da Silva Correia”, cuja inauguração está prevista para 22 de setembro. Esta exposição procura, em simultâneo, assinalar o centenário da I Guerra Mundial (1914-1918) e dar a conhecer o acervo fotográfico de Fernando da Silva Correia (1893-1966) produzido no último ano deste conflito, em França.

Este projeto enquadra-se num conjunto mais lato de iniciativas que integram o Ano Europeu do Património Cultural e as Jornadas Europeias do Património, destacando a necessidade de preservar e valorizar o património documental que desperta para acontecimentos de impacto local, nacional e internacional.

O jovem médico havia terminado o curso em Coimbra a 20 de julho de 1917, quando foi mobilizado para o Corpo de Artilharia Pesada Independente que deveria conceder apoio ao exército francês.

Para além da intenção de relacionar o património cultural com a Grande Guerra, a exposição tem como principais objetivos refletir sobre a participação portuguesa no conflito mundial em termos histórico-sociais e médicos e prestar homenagem a Fernando da Silva Correia e ao seu papel na Primeira Guerra Mundial e na história da medicina nacional.

Estes objetivos acabam por ser transversais ao colóquio que a associação também se propõe organizar no Museu José Malhoa. Marcado para o dia da inauguração da exposição, o colóquio contará com a participação dos principais investigadores associados ao projecto, assim como se pretende abrir a participação a outros autores. São aceites propostas de comunicações em português, inglês e espanhol até um máximo de 300 palavras. Devem acompanhar as propostas uma curta nota biográfica dos autores até 150 palavras, onde devem constar os contatos pessoais, como e-mail e/ou telemóvel. As propostas devem ser enviadas para caldas.ph@gmail.com até ao dia 30 de junho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Obras arrancam em setembro no Centro de Saúde de Óbidos

Foi assinado no dia 10 de agosto, no Centro de Saúde de Óbidos, o auto de consignação da requalificação da unidade de saúde. Trata-se de um investimento de 473.991,83€ (acrescido do valor do IVA) e com um prazo de construção de dez meses. A cerimónia contou com a presença do executivo municipal de Óbidos, do diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, João Gomes, e de João Soares, gerente da Sunever Engenharia, Lda, empresa que vai realizar a obra.

centro

Nadadouro com nove dias de animação

De 29 de julho a 6 de agosto realizou-se no Nadadouro, nas Caldas da Rainha, a festa em honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso, habitualmente uma das iniciativas mais concorridas fora da sede do concelho.

animacao

Lavadouro embelezado

A Junta de Freguesia do Nadadouro requalificou o lavadouro, construído em 1980, e transformou-o num verdadeiro tributo às lavadeiras da localidade.

lavadouro