Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Dia Aberto mostra projeto educativo da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Várias atividades marcaram o Dia Aberto da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que decorreu a 17 de maio e que recebeu cerca de 250 visitantes, entre alunos, pais e encarregados de educação.
Laboratórios abertos (física e química)

Foi um dia em que a escola esteve voltada para o exterior e em que os seus alunos, professores e funcionários se uniram para mostrar à comunidade o que ali se faz de melhor. Realizaram-se dezenas de atividades culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que, mais uma vez, mostraram a pujança do projeto educativo daquele estabelecimento de ensino.

Houve laboratórios abertos (física, química, bilogia, geologia, eletricidade, eletrónica, robótica, mecânica e informática)onde foram feitas experiências de todo o tipo.

Decorreram ainda exposições, mostra de trabalhos, concursos no âmbito das línguas, economia, pinturas faciais, dança, expressão plástica e torneios desportivos inter-turmas.

Na sala de audiovisuais os alunos tiveram a oportunidade de se sentirem “num estúdio de televisão ao brincarem com o cenário mágico”. Uma aluna do curso de profissional de turismo ajudou na organização do evento com a sua Prova de Aptidão Profissional.

As Faianças Bordallo Pinheiro dinamizaram vários workshops de cerâmica, nomeadamente de modelagem, de pintura e de decoração. Os alunos puderam ver todo o processo porque foram levadas várias peças, antes e após a cozedura. Estiveram diretamente envolvidos quatro colaboradores das Faianças Bordallo Pinheiro, como forma de promover o novo curso profissional de cerâmica que vai abrir no próximo ano letivo.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, a diretora do Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Maria do Céu Santos, disse que já têm algumas “inscrições” e espera que “estas atividades venham a motivar os alunos para continuar a tradição do nosso patrono e da nossa cidade”.

Segundo a responsável, o objetivo dos dias abertos é dar a “conhecer o espaço interior da escola com toda a sua dinâmica e atividades em funcionamento relativas a todas as ofertas formativas”.

“Como já vem sendo habitual, recebemos os alunos do 9.º ano do Agrupamento D. João II e da Escola Básica de Santa Catarina que vêm acompanhados por professores”, apontou, a diretora, acrescentando que foi “feita uma visita guiada à escola e os alunos podiam participar nas atividades preparadas para eles”.

A visita guiada foi feita por alunos mais velhos das várias áreas e dos cursos profissionais.

“Nesta visita guiada é também a oportunidade para os alunos visitantes poderem recolher informações que serão importantes para o momento de escolher o curso ou de escolher a escola”, adiantou Maria do Céu Santos.

Desde o ano passado que a escola tem na página do Agrupamento a possibilidade dos alunos, pais e encarregados de educação solicitarem uma visita à escola emqualquer dia da semana.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ministra da Modernização veio acompanhar criação de região inteligente

A Comunidade Intermunicipal do Oeste recebeu na sua sede, nas Caldas da Rainha, no passado dia 20, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes. No centro das atenções esteve o Projeto Oeste Smart Region, num encontro que assinala mais um passo na jornada da região Oeste rumo à transição digital.

ministra

Estrangeiro com mandado de extradição detido nas Caldas

Um estrangeiro de 35 anos sobre quem pendia um pedido de extradição de Portugal por um estado membro da União Europeia foi detetado nas Caldas da Rainha no passado dia 19 após ter sido interveniente num acidente de viação, onde acusou álcool no sangue.

policia