Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Dia Aberto mostra projeto educativo da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Várias atividades marcaram o Dia Aberto da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que decorreu a 17 de maio e que recebeu cerca de 250 visitantes, entre alunos, pais e encarregados de educação.
Laboratórios abertos (física e química)

Foi um dia em que a escola esteve voltada para o exterior e em que os seus alunos, professores e funcionários se uniram para mostrar à comunidade o que ali se faz de melhor. Realizaram-se dezenas de atividades culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que, mais uma vez, mostraram a pujança do projeto educativo daquele estabelecimento de ensino.

Houve laboratórios abertos (física, química, bilogia, geologia, eletricidade, eletrónica, robótica, mecânica e informática)onde foram feitas experiências de todo o tipo.

Decorreram ainda exposições, mostra de trabalhos, concursos no âmbito das línguas, economia, pinturas faciais, dança, expressão plástica e torneios desportivos inter-turmas.

Na sala de audiovisuais os alunos tiveram a oportunidade de se sentirem “num estúdio de televisão ao brincarem com o cenário mágico”. Uma aluna do curso de profissional de turismo ajudou na organização do evento com a sua Prova de Aptidão Profissional.

As Faianças Bordallo Pinheiro dinamizaram vários workshops de cerâmica, nomeadamente de modelagem, de pintura e de decoração. Os alunos puderam ver todo o processo porque foram levadas várias peças, antes e após a cozedura. Estiveram diretamente envolvidos quatro colaboradores das Faianças Bordallo Pinheiro, como forma de promover o novo curso profissional de cerâmica que vai abrir no próximo ano letivo.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, a diretora do Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Maria do Céu Santos, disse que já têm algumas “inscrições” e espera que “estas atividades venham a motivar os alunos para continuar a tradição do nosso patrono e da nossa cidade”.

Segundo a responsável, o objetivo dos dias abertos é dar a “conhecer o espaço interior da escola com toda a sua dinâmica e atividades em funcionamento relativas a todas as ofertas formativas”.

“Como já vem sendo habitual, recebemos os alunos do 9.º ano do Agrupamento D. João II e da Escola Básica de Santa Catarina que vêm acompanhados por professores”, apontou, a diretora, acrescentando que foi “feita uma visita guiada à escola e os alunos podiam participar nas atividades preparadas para eles”.

A visita guiada foi feita por alunos mais velhos das várias áreas e dos cursos profissionais.

“Nesta visita guiada é também a oportunidade para os alunos visitantes poderem recolher informações que serão importantes para o momento de escolher o curso ou de escolher a escola”, adiantou Maria do Céu Santos.

Desde o ano passado que a escola tem na página do Agrupamento a possibilidade dos alunos, pais e encarregados de educação solicitarem uma visita à escola emqualquer dia da semana.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.