Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

Dia Aberto mostra projeto educativo da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Várias atividades marcaram o Dia Aberto da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que decorreu a 17 de maio e que recebeu cerca de 250 visitantes, entre alunos, pais e encarregados de educação.
Laboratórios abertos (física e química)

Foi um dia em que a escola esteve voltada para o exterior e em que os seus alunos, professores e funcionários se uniram para mostrar à comunidade o que ali se faz de melhor. Realizaram-se dezenas de atividades culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que, mais uma vez, mostraram a pujança do projeto educativo daquele estabelecimento de ensino.

Houve laboratórios abertos (física, química, bilogia, geologia, eletricidade, eletrónica, robótica, mecânica e informática)onde foram feitas experiências de todo o tipo.

Decorreram ainda exposições, mostra de trabalhos, concursos no âmbito das línguas, economia, pinturas faciais, dança, expressão plástica e torneios desportivos inter-turmas.

Na sala de audiovisuais os alunos tiveram a oportunidade de se sentirem “num estúdio de televisão ao brincarem com o cenário mágico”. Uma aluna do curso de profissional de turismo ajudou na organização do evento com a sua Prova de Aptidão Profissional.

As Faianças Bordallo Pinheiro dinamizaram vários workshops de cerâmica, nomeadamente de modelagem, de pintura e de decoração. Os alunos puderam ver todo o processo porque foram levadas várias peças, antes e após a cozedura. Estiveram diretamente envolvidos quatro colaboradores das Faianças Bordallo Pinheiro, como forma de promover o novo curso profissional de cerâmica que vai abrir no próximo ano letivo.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, a diretora do Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Maria do Céu Santos, disse que já têm algumas “inscrições” e espera que “estas atividades venham a motivar os alunos para continuar a tradição do nosso patrono e da nossa cidade”.

Segundo a responsável, o objetivo dos dias abertos é dar a “conhecer o espaço interior da escola com toda a sua dinâmica e atividades em funcionamento relativas a todas as ofertas formativas”.

“Como já vem sendo habitual, recebemos os alunos do 9.º ano do Agrupamento D. João II e da Escola Básica de Santa Catarina que vêm acompanhados por professores”, apontou, a diretora, acrescentando que foi “feita uma visita guiada à escola e os alunos podiam participar nas atividades preparadas para eles”.

A visita guiada foi feita por alunos mais velhos das várias áreas e dos cursos profissionais.

“Nesta visita guiada é também a oportunidade para os alunos visitantes poderem recolher informações que serão importantes para o momento de escolher o curso ou de escolher a escola”, adiantou Maria do Céu Santos.

Desde o ano passado que a escola tem na página do Agrupamento a possibilidade dos alunos, pais e encarregados de educação solicitarem uma visita à escola emqualquer dia da semana.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Enchente nas Tasquinhas ajudou financeiramente associações e expositores 

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha, de 5 a 14 de agosto, no salão da Expoeste, foi muito visitada, tendo proporcionado receitas às associações e expositores, que se mostraram, na generalidade, satisfeitos com a adesão ao evento, após dois anos de pausa devido à pandemia.

tasquinhas vale serrao

Feira de 15 de Agosto desiludiu vendedores e visitantes

A tradicional feira do 15 de Agosto nas Caldas da Rainha foi considerada este ano “muito fraquinha, desde feirantes a carrosséis”, sendo este comentário de um dos visitantes idêntico a muitos outros ouvidos, inclusive dos vendedores.

agosto1

Modelo e agricultora em concurso da SIC

A modelo Marie Brethenoux, de 34 anos, que desde 2021 está a viver na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, onde se ocupa da reformulação da quinta da família, dedicando-se também ali aos trabalhos rurais, vai participar na nova temporada de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor’, programa da SIC.

marie