Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 27° C
16° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 28° C
16° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 30° C

Projeto “Juntos pelos Bombeiros das Caldas, Ordem do Trevo e Associação Salvador”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto “Juntos pelos Bombeiros das Caldas, Ordem do Trevo e Associação Salvador” foi lançado na passada sexta-feira, num almoço que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, com a presença de autarcas e empresários das Caldas.
Apresentação do projeto num almoço que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Este projeto tem como objetivos mobilizar, desafiar e envolver as “forças vivas do concelho” para a realização de iniciativas e atividades destinadas à sensibilização para o respeito e integração de pessoas com deficiência, bem como destinadas à angariação de fundos.

“O intuito é criar nas Caldas da Rainha uma onda de solidariedade apelando a toda a população para se juntar entre amigos, entre colegas de trabalho, nas empresas ou em instituições, e criem atividades como por exemplo uma caminhada solidária, uma noite de fados, uma aula de zumba, leilão de arte ou até um jogo de futebol”, afirmou Tiago Duarte, responsável de angariação de fundos da Associação Salvador.

“A grande inovação está no facto de mobilizarmos instituições e cidadãos não a dar valores em dinheiro, mas a contribuírem através da sua participação em atividades”, adiantou o responsável.

“Juntos Por” já foi lançado em Torres Vedras e depois das Caldas da Rainha deverá chegar a Braga e a Viseu até ao final do ano.

Nos concelhos onde o projeto é lançado, é escolhida uma instituição local. Nas Caldas a Associação Salvador associou-se aos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha e à associação de solidariedade “Ordem do Trevo”.

Tiago Duarte adiantou que o objetivo é arranjar cerca de 50 equipas e angariar cerca de 20 mil euros, até agosto, a dividir entre as três instituições.

A Associação Salvador vai aplicar o donativo no apoio a pessoas portadoras de deficiências com mobilidade reduzida do país. No ano passado apoiaram uma pessoa das Caldas.

A ajuda aos bombeiros irá reverter para a compra de equipamento para o combate aos incêndios florestais e urbanos. Nelson Cruz, comandante dos bombeiros das Caldas, revelou que em setembro vão realizar “o juramento de bandeira de sete bombeiros e o custo para o equipamento para cada um deles ronda os seis mil euros”.

Já a Ordem do Trevo continua a apoiar 49 famílias (173 pessoas). “Todas as quintas-feiras estamos na Expoeste para distribuir os alimentos”, referiu Carlos Gomes, tesoureiro, desafiando a “população a passar por lá para ver o trabalho que se faz em prol das famílias carenciadas”. Realçou a “importância de trabalhar em parceria com outras entidades”.

O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, que esteve presente no almoço de apresentação do projeto, elogiou a Associação Salvador por “ter escolhido Caldas da Rainha para realizar este projeto”. Considera que Caldas tem “a dinâmica associativa e envolvência das pessoas necessária para que este projeto tenha sucesso”.

Tiago Duarte espera que agora as forças vivas do concelho comecem a organizar iniciativas, cujos lucros das inscrições ou participações reverterão para as três instituições.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Suspeitos de furtos de metais não preciosos

A GNR do Cadaval e o Núcleo de Investigação Criminal de Alenquer da GNR detiveram dois homens, de 33 e 47 anos, no dia 2 de agosto, na sequência de uma investigação por furtos de metais não preciosos. Foi dado cumprimento a quatro mandados de busca, duas...