Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Esperança na resolução dos três problemas crónicos das Caldas: Hospitais, Linha do Oeste e Lagoa

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A sessão solene do feriado municipal das Caldas da Rainha, ponto alto das celebrações, decorreu no dia 15 de maio no Centro Cultural e Congressos (CCC). Neste dia também se assinalaram os dez anos do CCC, que tem sido um “veículo da cultura”.
Sessão solene do Feriado Municipal

A ocasião ficou marcada pelo habitual discurso do presidente da Câmara, que anunciou a aprovação da passagem do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) a entidade pública empresarial (EPE).

Tendo colocado em 2017 uma meta de seis anos para resolver os problemas crónicos que há décadas ensombram o futuro do concelho, o presidente da Câmara sublinhou que continuam com “folga no cumprimento dos prazos para contribuir para a “salvação e usufruto do património termal, a requalificação da Linha do Oeste e o desassoreamento da Lagoa”.

O Conselho de Ministros aprovou no passado dia 10 a passagem do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) a entidade pública empresarial (EPE), uma medida defendida pelo Município das Caldas da Rainha. O que para o presidente da Câmara é fundamental é que essa passagem a EPE seja “constituída com capital social em dinheiro”, e não “instituída em património”, porque se assim for “não haverá verbas para proceder à necessária requalificação dos equipamentos”.

Foi uma das novidades anunciadas por Tinta Ferreira no seu discurso na sessão solene do feriado municipal, que teve lugar a 15 de maio, no CCC.

Tendo colocado no ano passado uma meta de seis anos para resolver os problemas crónicos que há décadas ensombram o futuro do concelho, o presidente da Câmara sublinhou que continuam com “folga no cumprimento dos prazos para contribuir para a “salvação e usufruto do património termal, a requalificação da Linha do Oeste e Lagoa de Óbidos”.

No que respeita ao desassoreamento da Lagoa de Óbidos, referiu que obtiveram a informação de que “haverá condições para abrir o concurso de desassoreamento dos braços da Barrosa e Bom Sucesso até julho e a obra será concluída até à primavera de 2020”.

No que concerne ao património termal destacou três projetos diferentes. Um deles é a reabilitação do Parque D. Carlos I e a Mata Rainha D. Leonor, de modo a que “pudéssemos ser novamente usufruídos pelos caldenses e por quem nos visita”.

O segundo projeto trata-se da reabertura dos tratamentos no Hospital Termal, que será feita de forma faseada. O autarca anunciou que estão em vias de conclusão as obras “de requalificação e preparação do Balneário Novo” e está em “apreciação na Assembleia Municipal a proposta de protocolo de colaboração com o Montepio Rainha D. Leonor, que vai permitir pôr em prática o modelo de gestão do Hospital Termal”. Depois de obter o visto e as devidas autorizações projeta-se “iniciar até ao final do ano a abertura faseada dos tratamentos termais com inalações”.

O terceiro projeto é o usufruto do património termal, que corresponde ao aproveitamento dos Pavilhões do Parque e Casino para hotel. Disse o presidente da Câmara que está previsto para “junho ou julho a entrega do projeto para obtenção da respetiva licença”, que terá que ter o “parecer favorável da Direção Geral do Património Cultural e aprovação da Câmara, que naturalmente não deixará de consultar a Assembleia Municipal”. Obtida a licença, a obra poderá ter o seu início, devendo estar concluída até dezembro de 2020.

Quanto à requalificação e eletrificação da Linha do Oeste, “os projetos estão em curso e a sua execução está prevista ser concluída até 2021”. Embora não dependendo do Município, Tinta Ferreira sublinhou que tem “dado a cara na reivindicação da necessidade urgente desta obra”.

O autarca anunciou que será construída no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) uma “nova ponte pedonal junto à estação”. “Da sua localização, a definir pela REFER – Rede Ferroviária de Alta Velocidade vai depender da construção de um silo auto fundamental para dar resposta aos utentes futuros do comboio”, contou.

Tinta Ferreira destacou os eventos de impacto regional, nacional e internacional, que têm sido fundamentais para valorizar a dinâmica e atratividade do concelho. O número de dormidas passou de 60 mil para 160 mil em seis anos e “ainda não reabrimos o Hospital Termal”, afirmou.

O autarca referiu ainda algumas das obras de relevo que estarão em curso até ao próximo 15 de maio, como a nova Unidade de Saúde Familiar de Santo Onofre, onde a autarquia deliberou novo concurso com o preço base de um milhão e setecentos euros.

A esperada Rotunda dos Queridos vai ser construída na estrada de Tornada, no cruzamento do Coto e do Campo, com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária daquele cruzamento que tem um grande fluxo de trânsito.

A requalificação da Escola Encosta do Sol, o Teatro da Rainha, obras de melhoramento do Centro de Juventude, a reabilitação urbana na Capitão Filipe de Sousa, Sangreman Henriques, Rua do Montepio, Heróis da Grande Guerra até aos correios e ainda rua 31 de janeiro, foram, entre outras, obras destacadas pelo autarca.

“Jogadores do Caldas são nossos embaixadores”

O presidente da Câmara fez referência ao décimo aniversário do CCC. “Um equipamento marcante para o concelho e para a região concretizado pelo então presidente Fernando Costa com a colaboração da vereadora Maria da Conceição”.

O presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, iniciou o seu discurso da sessão solene assinalando também o décimo aniversário do CCC, recordando o grande investimento, mas que tem “cumprido os objetivos para quais foi idealizado”. “Tem sido um veículo de cultura, com inúmeros eventos de natureza local, regional e nacional”, frisou.

Recordou os novos desafios para as autarquias com a transferência de competências, que pode “trazer problemas em termos de verbas para os novos encargos”.

Fez referência aos homenageados caldenses que se notabilizaram pessoal e profissionalmente e que levam o nome das Caldas para os vários cantos do mundo e que sirvam de “exemplo para gerações futuras”.

Enalteceu também a equipa do Caldas Sport Clube, que recebeu a medalha de mérito desportivo pela sua prestação na Taça de Portugal. “Uniu a cidade numa onda de apoio e são de certo os nossos embaixadores”, sublinhou, Lalanda Ribeiro. A cerimónia iniciou com a atuação do BCI Wind Group (direção de Adelino Mota).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.