Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Espaço Trabuca dedicado aos seniores inaugurado em Figueiros

Rita Damásio / Diogo Casimiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 13 foi inaugurado um novo espaço Trabuca na localidade de Figueiros, no Cadaval, iniciativa que resulta de um contrato local de desenvolvimento social de terceira geração, tendo como entidade coordenadora e executora a Leader Oeste.
Festa de inauguração

O CLDS 3G tem como base de intervenção o desenvolvimento de atividades socioculturais que promovem o envelhecimento ativo e autonomia das pessoas idosas, criando assim alguns clubes seniores, titulando-se como espaços Trabucas, que vem do antigo ditado “Quem não trabuca, não manduca”.

São espaços onde se pretende promover o envelhecimento ativo e autonomia, ou seja, aumentar a qualidade de vida através da diminuição do risco de isolamento. Nestes espaços podem ser trabalhados vários tipos de atividades manuais e artísticas, tais como, artes decorativas, expressão musical, culinária, lavores tradicionais (ponto cruz, rendas, malhas), onde os participantes podem partilhar entre si conhecimentos e saberes, e ainda são trabalhadas competências pessoais, sociais e relacionais das pessoas idosas.

Desenvolvidos com a colaboração das respetivas juntas de freguesia, assim como das associações culturais e recreativas, actualmente existem seis Espaços Trabuca no concelho do Cadaval: Sobrena, Lamas e Cercal, Painho, Figueiros, Vilar e Vermelha.

O Espaço Trabuca de Figueiros ocupa um antigo jardim escola devoluto, cedido pela junta de freguesia, e que anteriormente chegou a ser um clube de jovens. Aqui é possível decorar o espaço com os trabalhos realizados pelos participantes. Em breve terá mais um elemento essencial, um computador oferecido pela Câmara Municipal do Cadaval, com o qual passará a ser possível aos seniores adquirirem conhecimentos informáticos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.