Q

Previsão do tempo

21° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 28° C
21° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
22° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 36° C
  • Saturday 33° C

Espaço Trabuca dedicado aos seniores inaugurado em Figueiros

Rita Damásio / Diogo Casimiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 13 foi inaugurado um novo espaço Trabuca na localidade de Figueiros, no Cadaval, iniciativa que resulta de um contrato local de desenvolvimento social de terceira geração, tendo como entidade coordenadora e executora a Leader Oeste.
Festa de inauguração

O CLDS 3G tem como base de intervenção o desenvolvimento de atividades socioculturais que promovem o envelhecimento ativo e autonomia das pessoas idosas, criando assim alguns clubes seniores, titulando-se como espaços Trabucas, que vem do antigo ditado “Quem não trabuca, não manduca”.

São espaços onde se pretende promover o envelhecimento ativo e autonomia, ou seja, aumentar a qualidade de vida através da diminuição do risco de isolamento. Nestes espaços podem ser trabalhados vários tipos de atividades manuais e artísticas, tais como, artes decorativas, expressão musical, culinária, lavores tradicionais (ponto cruz, rendas, malhas), onde os participantes podem partilhar entre si conhecimentos e saberes, e ainda são trabalhadas competências pessoais, sociais e relacionais das pessoas idosas.

Desenvolvidos com a colaboração das respetivas juntas de freguesia, assim como das associações culturais e recreativas, actualmente existem seis Espaços Trabuca no concelho do Cadaval: Sobrena, Lamas e Cercal, Painho, Figueiros, Vilar e Vermelha.

O Espaço Trabuca de Figueiros ocupa um antigo jardim escola devoluto, cedido pela junta de freguesia, e que anteriormente chegou a ser um clube de jovens. Aqui é possível decorar o espaço com os trabalhos realizados pelos participantes. Em breve terá mais um elemento essencial, um computador oferecido pela Câmara Municipal do Cadaval, com o qual passará a ser possível aos seniores adquirirem conhecimentos informáticos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vereador contra “duplicação de subsídios”

O vereador do PS na Câmara Municipal das Caldas da Rainha está contra a atribuição de verbas à ADIO – Associação para o Desenvolvimento Industrial do Oeste para fazer face a despesas com eventos na Expoeste, alegando que “já beneficia de uma comparticipação...

Recriação histórica e noite de fados

No passado dia 6 realizou-se uma recriação histórica e noite de fados, tendo como cenário os lavadouros da freguesia do Vau, no concelho de Óbidos. A recriação histórica ficou a cargo do Rancho Folclórico e Etnográfico Estrelas do Arnóia, da Sancheira Grande,...

vau