Quanto ao estrangeiro, as cidades europeias para as “escapadinhas” de 3/4 dias continuam em destaque.
Com bastante popularidade neste momento estão as ilhas Baleares: Ibiza, Maiorca e Menorca, Cabo Verde (Ilha do Sal), República Dominicana (Punta Cana) e Cuba (Combinados Havana + Varadero ou Havana + Cayo Coco ou Cayo Santa Maria).
Quem o diz é a técnica de turismo Margarete Arcanjo, da agência de viagens e turismo “Pink Travel”, com sede em Alcobaça (Rua Dr. José Nascimento e Sousa n. 66) e com balcão nas Caldas da Rainha, na Jornália (Rua Leonel Sotto Mayor 48 Loja 43).
De acordo com a técnica de turismo da Pink Travel, há uma “recuperação nas vendas de férias”. As pessoas residentes na Região Oeste recorrem à agência de viagens para viajarem no registo de “Voo + Hotel para as cidades europeias (as chamadas “escapadinhas” de 3/4 dias) ou para as férias de verão, mas com destinos fora de Portugal”.
Margarete Arcanjo diz que a época do verão é a mais procurada para viajar com o objetivo de desfrutar de destinos de praia. “Este ano, notámos uma grande diferença na procura de férias, as pessoas “saltaram a época da Páscoa” e começaram desde muito cedo a pedir orçamentos para as férias de verão, e a reservar mais cedo que o habitual”, referiu.
Segundo esta responsável, o Algarve continua a ser o destino de eleição para viagens dentro do país no verão. Fora da época balnear, as “nossas ilhas da Madeira e dos Açores são uma procura constante”.
Margarete Arcanjo apontou que este ano os Açores são um destino que “está na moda”. “A curiosidade e vontade de conhecerem as várias ilhas tem-se destacado bastante”, adiantou.
Ilhas Baleares
Mas ainda há muitas famílias desta região que preferem locais mais longínquos para passarem as suas férias.
As ilhas Baleares Ibiza, Maiorca e Menorca são, segundo a técnica de turismo, um “destino bastante procurado pelos nossos clientes, visto ser um local com uma distância curta e onde as praias são conhecidas pelas suas águas límpidas e claras”.
“Ibiza é bastante conhecida pela diversão noturna e por ser um local excêntrico, habitualmente vendemos para grupos de amigos que pretendem aproveitar a praia e a diversão noturna”.
Segundo Margarete Arcanjo, Maiorca tem zonas bastante turísticas e outras partes da ilha ainda “se mantêm calmas”. “É uma ilha que as famílias ou grupo de amigos pretendem conhecer, porque podem aliar o descanso à vertente mais turística”, indicou.
Por fim, Menorca, de acordo com esta responsável, “tem-se caracterizado por um destino de eleição para famílias com crianças ou casais que pretendem desfrutar das boas temperaturas e da harmonia e descanso que a ilha proporciona”.
Das três ilhas, este ano Menorca e Maiorca têm tido uma maior procura por parte dos clientes da agência Pink Travel.
Ilha do Sal
Cabo Verde, nomeadamente a Ilha do Sal, também é um destino muito procurado. “Quando as pessoas procuram temperaturas quentes fora da nossa época, mas não pretendem estar muitas horas em viagem e pretendem um destino um pouco mais económico do que as Caraíbas, optam por Cabo Verde”, explicou a técnica de turismo. “Nesta pequena ilha os viajantes encontram sem dúvida o local ideal para relaxar, com praias de areia branca e água morna. Para além, das maravilhosas praias existem experiências e lugares que devemos aproveitar nesta ilha, por exemplo conhecer o modo de vida que ainda se vive na Ilha do Sal, conhecer várias localidades, o famoso Olho d’Água ou as Salinas de Pedra Lume”.
Na República Dominicana, Punta Cana é um destino “procurado para luas-de-mel, ou clientes que querem aproveitar as boas temperaturas de outros locais enquanto em Portugal estamos no inverno”.
“Os viajantes que procuram este tipo de destino pretendem praia e relaxar”, contou Margarete Arcanjo, acrescentando que “a maioria dos resorts já está preparada com os serviços de “tudo incluído” para que os clientes possam passar os dias nos resorts e aproveitar as praias e espreguiçadeiras que se estendem nas frentes dos hotéis”. Habitualmente, nos próprios hotéis ou sugerido pelos representantes dos operadores turísticos, existem algumas atividades que podem ser feitas, exteriormente aos hotéis, como por exemplo “mergulho, cruzeiros de catamarã por um dia ou até mesmo excursões pela natureza e vida selvagem”.
Cuba
Este ano Cuba (combinados Havana + Varadero ou Havana + Cayo Coco ou Cayo Santa Maria) também está na moda. Diz a técnica de turismo que têm vendido alguns combinados para Cuba e “aqui o que os nossos clientes procuram é aliar a vertente cultural de Havana a um sítio paradisíaco para se fazer praia”.
Neste sentido, têm um produto que conseguem gerir com “os dias em que as pessoas pretendem ficar em Havana e depois podem optar por se dirigirem para Varadero ou para um dos Cayos”.
“O interesse por Cuba deve-se por ser um destino genuíno e sabem que visitar Havana é como partir para uma viagem no tempo, em que tudo se mantém puro e sem grandes alterações, onde ainda podemos observar carros vintage americanos que andam pelas ruas”, explicou Margarete Arcanjo, adiantando que “os Cayos é uma forma de aliarem o paraíso a esta cidade”. “Sem dúvida que são praias paradisíacas com areia clara e com a água quente e muito clarinha. Nesta vertente, os nossos clientes aproveitam uns dias para descansar e relaxar depois de terem percorrido as ruas de Havana”.
Cidades europeias
De acordo com a técnica de turismo da Pink Travel, as escapadinhas pelas cidades europeias continuam a ser umas das principais viagens que os nossos clientes fazem com alguma regularidade. “Cada vez mais este tipo de viagem é comum em qualquer tipo de cliente, desde os mais jovens até aos clientes com uma idade mais avançada”.
Margarete Arcanjo destacou as escapadinhas de 4 dias/3 noites, nomeadamente dos clientes desta região, que “partem à descoberta das cidades”. As cidades mais procuradas continuam a ser Madrid, Barcelona, Paris, Roma e Londres.
Apesar dos portugueses viajarem mais para o estrangeiro há quem também goste de passar férias em Portugal. A técnica de turismo afirma que também há muita procura de destinos diferentes no país. “Temos várias opções que aconselhamos, mas depende da época e do tipo de férias que o cliente pretende”. Deu como exemplo que no verão há clientes que “não querem a “confusão” ou a afluência de turistas que existe nas zonas mais populares do Algarve, neste sentido aconselho a Costa Vicentina e a zona de Sesimbra, Tróia, Comporta ou Sines”. “Estes são locais com praias maravilhosas e que ainda têm um registo muito natural e genuíno, sem grandes alterações humanas o que atrai alguns dos nossos clientes”, contou.
Se o objetivo da viagem passa por passar apenas um fim-de-semana para descansar e paralelamente conhecer um pouco as origens, aconselha a zona norte, por exemplo Porto, Douro, Braga, Guimarães ou Viana do Castelo. “As experiências no nosso país dependerão sempre de cada cliente, teremos sempre de analisar o principal objetivo de cada um e a nossa principal função é oferecer as melhores propostas e conseguir corresponder às expetativas dos clientes”, declarou Margarete Arcanjo.
0 Comentários