Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
15° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
15° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C

Monitorização da vespa asiática

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina ou Vespa Asiática em Portugal, o Município do Cadaval, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e em articulação com as juntas de freguesia, encontra-se a monitorizar a ocorrência desta espécie, que foi confirmada no distrito de Leiria no ano passado, depois de ter entrado no norte do país, tendo vindo progressivamente a deslocar-se para sul.
Vão ser colocadas armadilhas como estas

Segundo a autarquia, “é, pois, natural que durante esta primavera volte a ocorrer novo avanço da espécie para sul, neste caso até ao nosso território”.

“Trata-se de uma espécie de vespa invasora, que não é natural do nosso país, que se alimenta de outros insetos mais pequenos, como a vespa europeia ou as abelhas de mel, e que pode causar graves prejuízos ambientais e económicos, quer pela predação a insetos polinizadores essenciais ao ecossistema, quer em apiários de produção”, descreve o município cadavalense.

“Para além disso, esta vespa, por ser mais agressiva que a vespa europeia, quando sob pressão ou proximidade, pode desencadear ataques a humanos”, adianta.

Assim, nos próximos dias, irão ser colocadas armadilhas de modo a monitorizar a presença da vespa no concelho.

Estas armadilhas, embora artesanais, são, na medida do possível, seletivas, pois permitem a fuga de insetos de tamanho inferior ao da vespa velutina, pelo que terão um impacto reduzido na captura de espécies com interesse ambiental.

A sua colocação será feita no exterior dos perímetros urbanos, apelando a autarquia à sua não destruição.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Fados no Valado de Santa Quitéria

No passado sábado, o snack bar da Associação Recreativa Desportiva Quiterense, no Valado de Santa Quitéria, sob a gerência de Rogério Camacho, levou a efeito uma noite de fados com João Plácido, Natália Neves, Sandra Caetano, José Neves e Manuel Neves.

valado

“A Revolução do 25 de Abril” no Café Central

O livro “A Revolução do 25 de Abril”, ensaio histórico de Medeiros Ferreira, é apresentado no próximo sábado, às 15h00, no Café Central, nas Caldas da Rainha, por Luís Nuno Rodrigues (ISCTE-IUL), Manuel Martins (NOVA FCSH) e o editor João Pedro Ruivo.