Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 26° C
22° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 27° C
22° C
  • Monday 35° C
  • Tuesday 37° C
  • Wednesday 31° C
Pentatlo Moderno

Campeonato Mundial de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude nas Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 8 a 14 de abril, os melhores atletas do mundo de Pentatlo Moderno Sub-19 reúnem-se em Portugal para disputarem o apuramento direto para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires. O Mundial é organizado pela Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno (FPPM) em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e com o apoio da União Internacional do Pentatlo Moderno.

Além de contar pontos para o ranking olímpico, esta prova garante aos seis melhores classificados o apuramento direto para os Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar em Buenos Aires, Argentina, em outubro. Em virtude de ser uma competição destinada a atletas até 18 anos, esta prova será realizada no formato competitivo de tetratlo – uma das modalidades da base do pentatlo que combina a natação, esgrima, corrida e tiro laser.

Está confirmada a inscrição de 220 atletas e 80 membros técnicos e oficiais, de ambos os sexos, em representação de 36 países. Podem participar neste evento atletas nascidos entre 2000 e 2003, que passarão por uma semana de provas, nos formatos individual, estafetas e estafetas mistas. As disciplinas em competição – esgrima, natação e laser-run (prova combinada de corrida e tiro) – são disputadas na mesma jornada.

A seleção nacional competirá no mundial com uma delegação de oito atletas, que apresentam vários títulos internacionais no currículo. Alguns dos jovens portugueses constam, inclusivamente, do ranking olímpico da juventude, como é o caso de Vasco Coelho (15º), Hugo Morais (30º), Ricardo Silvério (83º), Margarida Cardoso (62º lugar), Juliana Guerreiro (77º) e Ana Marreiros (81º). Além deles, compõem a equipa Tiago Gonçalves e Maria Tomé.

Paralelamente ao mundial, a FPPM irá organizar a exposição “O Pentatlo Moderno e Pierre de Coubertin”, que focará a história deste desporto em ligação à figura do seu criador, que é também o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna. A mostra estará patente no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha, de 7 a 25 de abril, com entrada gratuita.

Os locais de competição são as Piscinas Municipais das Caldas da Rainha (natação), Complexo Desportivo Municipal (laser-run) e o Centro de Alto Rendimento de Badminton (esgrima).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura

“O Mar no Museu José Malhoa” é tema de visita com Dóris Santos

As férias no Museu José Malhoa e no Museu da Cerâmica continuam esta semana. Desta vez, as atividades chegam ao público adulto, com a visita temática “Depois, Malhoa”. A iniciativa busca, afirma Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, “proporcionar momentos de conhecimento sobre os nossos acervos, através do olhar de especialistas convidados – porém, por meio de um percurso pelas obras em exposição, de modo a tornar os saberes sobre arte mais acessíveis e próximos das pessoas”.

mar