Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C

Jovens da Nazaré recolhem lixo com Garrett McNamara

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Treze jovens andaram na passada quarta-feira com o surfista Garrett McNamara a apanhar lixo no porto de abrigo da Nazaré, junto ao mar, tendo alguns deles também aproveitado para terem a primeira experiência numa mota de água.
Ação de recolha de lixo com McNamara

A ação procurou levar aos jovens a mensagem de que a poluição do mar pode ser evitada.

Com idades entre 11 e 17 anos, os jovens da Nazaré acompanharam o surfista que desde 2010 o norte-americano tem vindo a explorar as ondas e a promover a Nazaré. Vários sacos ficaram cheios de lixo em poucos minutos e os jovens ficaram conscientes do que devem fazer para reduzir a poluição.

Para McNamara, os jovens podem fazer a diferença. “Eu tenho tanto amor por esta vila e pelo país e quero partilhar com toda a gente a maneira como se deve cuidar do meio-ambiente, dando um passo de cada vez. Se partilharmos com as crianças tornaremos a povoação um lugar melhor, e através delas, que são o futuro, outras localidades e outras regiões. Partilhar com as crianças a importância do meio-ambiente é a minha paixão”, manifestou.

A ocasião foi aproveitada para oficializar a ligação entre Garrett McNamara e a Yamaha WaveRunners, tendo os jovens a experiência de uma ida ao mar em mota de água, mostrando que o surfista não tem apenas o foco nas ondas gigantes e que poder dar uma alegria aos jovens é também algo que o deixa realizado.

Na véspera, o detentor da maior onda surfada no mundo, na praia do Norte, na Nazaré, lançou naquela vila um conjunto de vestuário desportivo. Parte da receita de vendas irá ajudar crianças órfãs e carenciadas da Nazaré.

McNamara teve “uma infância muito dura” mas reconhece que pior é quando falta a presença dos pais. Juntando estas circunstâncias ao facto do surfista querer retribuir à vila da Nazaré a forma como ao longo de vários anos tem sido acolhido, surgiu a ideia de ajudar crianças órfãs e carenciadas. A maneira de o fazer é através da venda de vestuário desportivo com o seu nome e imagem.

“Passei por algumas coisas que nenhuma criança devia viver. Por isso sou um apaixonado pelo surf e pelas crianças, sobretudo por aquelas que estão em orfanatos e têm um começo de vida duro. Assim, uma percentagem das vendas vai ajudar os órfãos da Nazaré. Sei que posso fazer uma grande diferença para a Nazaré. Tal como a vila me apoiou, eu vou retribuir”, afirmou.

O norte-americano, que vive no Havai, começa, nem a propósito, por lançar havaianas com o título “as portuguesas”, segundo anunciou durante atividades aquáticas promovidas pela Mercedes, sua patrocinadora.

Sweat shirts e calças desportivas para homens e mulheres também vão ser vendidas por todo o mundo para ajudar as crianças. “É uma linha masculina mas como as mulheres costumam usar o que os homens vestem, é perfeito”, comentou.

É para as crianças que o surfista deixa uma mensagem: “Quero que elas saibam que ‘tudo é possível’ (“everything is possible”, mensagem inscrita nas havaianas). Não interessa como foi o início, nem se tiveram de ultrapassar adversidades ou vieram do nada. Tudo é possível”.

O surfista tem encontrado em Portugal um grande apoio e daí pretender retribuir o que emocionalmente recebeu. “Eu amo este país no seu todo. A Nazaré é como a minha família. É espantoso que onde quer que vá em Portugal me sinto em casa. Vou até ao Douro e as pessoas dão-me amor e gratidão e eu também lhes dou. É recíproco”, referiu.

Aos 50 anos, prepara-se para ser novamente pai. Nicole, a mulher com quem casou em 2012 na Praia do Norte, na Nazaré, está grávida pela segunda vez.

O nome definitivo só será escolhido após o nascimento do bebé, o que deverá acontecer em abril, no Havai.

“Tenho um novo bebé a caminho. Vai ser uma rapariga. Chamar-se-á ‘Nazaré’. Estou a tentar que seja o nome. Há vários nomes possíveis: Amor, Celeste, Nazaré…”, anunciou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombarral com teleassistência e monitorização

O Município do Bombarral vai firmar um protocolo de cooperação com a GNR com vista à implementação do programa “eGuard – Sistema de Teleassistência e Monitorização”.

Moradores da Fonte dos Corações, Moinho Saloio e Pinhal do Ribeiro em convívio

A Comissão de Moradores das Urbanizações Fonte dos Corações, Moinho Saloio e Pinhal do Ribeiro, na vila das Gaeiras, celebrou, com o tradicional almoço-convívio, o dia 10 de junho. Este ano, o evento incluiu várias iniciativas e contou com a presença do executivo municipal de Óbidos.

portugal