O tema da “Floresta” esteve sempre presente no espetáculo, através da poesia, da dança, da moda e da música.
Crianças, professores, educadores e encarregados de educação desfilaram com fatos criados com materiais recicláveis. A coordenadora da biblioteca, Eudora Pereira, fez um balanço “bastante positivo” do evento e destacou o trabalho de equipa que deu corpo a estapassagemdemodelos. “A confeção dos fatos demorou cerca de um mês e os materiais utilizados foram essencialmente jornais, revistas, sacos de plástico, sacos de farinha, fitas VHS, fundos de garrafa, tampas de plástico, sacas de batatas, pacotes de frutos secos, rolos de papel higiénico, capsulas de café, folha de alumínio, sacos de café e rolhas de cortiça e elementos da natureza”, descreveu.
Segundo esta responsável, a iniciativa surgiu em conformidade com o tema que está a ser trabalhado no âmbito da floresta e do Programa Eco-Escolas. “A sensibilização da população local para a importância de cuidar da floresta no seu todo e alertar para a problemática dos incêndios, serviram de inspiração para a realização de um evento que envolvesse e tivesse impacto junto da comunidade educativa e local”, referiu.
A organização do espetáculo em homenagem à floresta envolveu a coordenadora da biblioteca, a educadora Conceição Mendinhas, a professora Susana Silva, de Educação Visual e de Educação Tecnológica e coordenadora do programa Eco-Escolas, e a funcionária da biblioteca, Irene Bairros.
O desafio foi lançado a toda a escola e encarregados de educação. Estiveram envolvidos no espetáculo (desfile, dança, declamação de poesia e música), 82 alunos desde o pré-escolar ao 9.º ano de escolaridade. Para além dos alunos, aderiram à iniciativa e participaram no desfile de moda onze professores e auxiliares de ação educativa e alguns encarregados de educação que também criaram os fatos dos seus educandos e quatro deles desfilaram com os filhos.
Esta iniciativa teve também como objetivo apoiar a viagem de finalistas do 9.º ano. Para isso os alunos colaboraram à entrada com uma venda de “comes e bebes”, onde a verba angariada reverteu a favor da viagem.
O “Forest, Fashion Festival” integrará a festa final do ano letivo da Escola Básica de Alvorninha, numa iniciativa da biblioteca escolar e da responsabilidade da professora Tânia Silva.
No âmbito das comemorações do Dia do Agrupamento, decorreu uma caminhada e piquenique com o intuito de também assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Dia Mundial da Poesia e o Dia Europeu da Criatividade. Os alunos do 5.º ao 9.º ano foram desafiados a caminhar observando a natureza, a fotografar árvores e paisagens, a escrever quadras e a fazer desenhos. Os alunos mais novos fizeram uma caminhada mais pequena, visitaram os idosos no Lar de Santa Catarina, cantaram e declamaram poesia em homenagem à floresta. Ao almoço os alunos do pré-escolar, 1.º , 2.º e 3.º ciclos, professores e assistentes operacionais, reuniram-se no “Jardim da Vila”, onde fizeram um piquenique, jogos tradicionais, declamaram poesia e conviveram. As atividades correram muito bem e o sol que brilhou neste dia tornou-o ainda mais agradável.
0 Comentários