Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C

Atropelou idoso e ameaçou matá-lo dizendo que era “o diabo”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um homem com transtornos psiquiátricos que em dezembro de 2014, em Peniche, atropelou um idoso de 80 anos e o tentou matar, alegando ser “o diabo”, foi condenado pelo Tribunal de Leiria a cumprir todas as medidas de tratamento e regimes de cura que estão ou venham a estar recomendados, sob pena de ser internado pelo período mínimo de três anos e máximo de dezasseis anos e oito meses.

A pena, decidida no passado dia 19, imputou ao indivíduo a prática de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, declarando-o “inimputável” em relação ao ilícito objetivamente praticado. Ao invés, aplicou ao arguido a medida de segurança de internamento em estabelecimento de cura durante o período referido, até o Tribunal verificar que cessou o estado de perigosidade que lhe deu origem e se a libertação se revelar compatível com a defesa da ordem jurídica e da paz social

Contudo, esta medida de internamento foi suspensa sob a condição de o arguido submeter-se ao regular acompanhamento médico-psiquiátrico nas vertentes psicofarmacológica, psicoterapêutica e psicossocial, por parte dos Serviços de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria em Lisboa, e sujeitar-se a exames e observações nos lugares que lhe forem indicados. Impôs ainda o acompanhamento por parte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a qual vigiará a situação, elaborando plano individual de readaptação social, devendo o indivíduo acatar as prescrições que venham a ser decididas no âmbito deste acompanhamento.

O acórdão fez constar que os factos ocorridos remontam ao dia 26 de dezembro de 2014, cerca das 5h20, em Peniche. O arguido conduziu o seu veículo, subindo a zona de passeio, e assim perseguiu o idoso, que circulava a pé com o auxílio de uma bengala e que foi encurralado contra um muro. Veio a embater no mesmo, nas pernas e saiu da viatura para obrigar a ajoelhar-se, dizendo que era “o diabo” e que o iria matar.

Como a vítima não acatou a ordem, o indivíduo voltou a atingi-lo com o carro na zona das pernas e costas, provocando a sua queda ao solo.

O idoso conseguiu fugir e escondeu-se num quintal ali próximo até à chegada das autoridades policiais. Apresentava “dor ao nível da face dorsal esquerda e dorso do pé direito, escoriações ao nível do trocânter (face lateral da coxa) direito e nas duas articulações dos joelhos, e ferida abrasiva da face externa da perna direita”.

Segundo o tribunal, o agressor “apresentava grave sintomatologia psiquiátrica que o incapacitava para avaliar a ilicitude dos factos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombarral com teleassistência e monitorização

O Município do Bombarral vai firmar um protocolo de cooperação com a GNR com vista à implementação do programa “eGuard – Sistema de Teleassistência e Monitorização”.

Moradores da Fonte dos Corações, Moinho Saloio e Pinhal do Ribeiro em convívio

A Comissão de Moradores das Urbanizações Fonte dos Corações, Moinho Saloio e Pinhal do Ribeiro, na vila das Gaeiras, celebrou, com o tradicional almoço-convívio, o dia 10 de junho. Este ano, o evento incluiu várias iniciativas e contou com a presença do executivo municipal de Óbidos.

portugal