Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 23° C

Workshops sobre chás e infusões na Mercearia Zen

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Mercearia Zen nas Caldas da Rainha dinamizou no passado dia 11 um workshop sobre chás e infusões onde os participantes adquiriram conhecimentos práticos sobre os seus benefícios para a saúde.
Elsa Zenário e Isis Krystal

Existem chás que fazem bem aos diabéticos, os que aceleram a queima de gorduras, ou ajudam na desintoxicação e até o chá para dormir melhor. Mas também existe as belas plantas e ervinhas dos bosques com um sabor ótimo para socializar com amigos.

Elsa Zenário, proprietária da Mercearia Zen, situada na Rua José Pedro Ferreira desde 2014 e que vende dezenas de variedades de chá, tem vindo a realizar workshops com o objetivo das pessoas adquirirem “conhecimentos práticos sobre os benefícios do chá”. Segundo a responsável, fazer chá por vezes não é tão simples “como pensamos”. “A verdade é que pode estar a fazê-lo da forma errada, já que o chá tem muitas propriedades diferentes que requerem cuidado”, referiu.

A proprietária destacou o sucesso que os workshops têm tido, uma vez que “a popularidade do chá tem crescido nos últimos anos um pouco por todo o mundo e também em Portugal, principalmente junto de pessoas que adotam um estilo de vida saudável”.

Isis Krystal foi a dinamizadora do workshop e explicou os aspetos teóricos e práticos do chá, desde as características botânicas dos diversos tipos de chá, o cultivo e processamento, as propriedades e benefícios e os métodos de preparação. “O chá é muito apreciado não só pelas suas propriedades medicinais como também pelo simples prazer de o saborear”, disse, destacando a importância de ter conhecimento sobre as temperaturas a atingir.

Qual a diferença entre chá, infusão e tisana? Isis Krystal explicou que a tisana é uma mistura de várias plantas em que é feita uma infusão. “É a composição de várias plantas com a dose exata dentro de uma saqueta”, apontou. Segundo a especialista em chás, “as pessoas não sabem fazer a mistura das plantas para o benefício e a infusão caso a pessoa não saiba, pode ser prejudicial se colocar demasiado de uma planta, daí a que indústria passou a desenvolver mais a tisana”.

De acordo com esta responsável, não existe um momento certo do dia para beber chá. “Se for pelo prazer, toda hora é hora. Já para conseguir algum benefício, isso pode variar”, indicou.

Na prateleira “chás do mundo”, na Mercearia Zen, o cliente pode encontrar mais de cinquenta chás e infusões. Existe uma vasta gama de ervas medicinais, aromáticas, morango chá mil e uma noites com propriedades afrodisíacas, variedades de Marrocos e do Brasil.

Há também chás biológicos e a gama de chás Yogi Tea, que é utilizada na medicina ayurveda (indiana). Tem como novidade o Hampstead Tea de Inglaterra. A oferta da mercearia estende-se aos acessórios de chá.

Além do chá, a loja tem uma vasta gama de variedades de especiarias que são vendidas avulso. Destaque para a especiarias indianas como as folhas de caril, anis, pimentão doce, cebola torrada, pimenta schizwan (chinesa).

Existe ainda um variado leque de sementes, desde goji, linhaça, sésamo, chia, entre outros. São vendidos muitos produtos para estrangeiros que vêm à procura de artigos específicos, únicos e diferenciados que só podem ser adquiridos em Lisboa ou na Internet.

A responsável pelo espaço vai realizar brevemente um workshop sobre especiarias.

A Mercearia Zen está aberta de segunda-feira a sábado das 9h00 às 19h30.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Condutor de motociclo morre em colisão com trator

Um homem de 63 anos morreu após a colisão entre o motociclo que conduzia e um trator na EN8, no cruzamento para o Casal Pardo, na freguesia de Alfeizerão, nesta sexta-feira, pelas 19h35.

estrada 1