Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C

Projeto de voluntariado no Paul de Tornada

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi assinado na manhã do passado sábado, no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada – Professor João Evangelista, um protocolo de parceria para um projeto de voluntariado no Paul de Tornada entre duas organizações não-governamentais do ambiente - o GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e a PATO - Associação de Defesa do Paul de Tornada, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e o grupo de voluntários estrangeiros Oeste Internacional Partners.
Representantes das entidades na assinatura do protocolo

Este projeto de voluntariado para a reserva natural do Paul de Tornada, que será gerido pelo GEOTA e pela PATO, sendo os responsáveis por coordenar e aprovar os trabalhos a executar, tem previsto um conjunto de ações até 2020.

A cerimónia contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal, Maria João Domingos, que sublinhou a importância de estabelecer “uma coesão entre a vontade do GEOTA e PATO e o grupo de voluntários, que se sensibilizou para estas questões ambientais”. Disse ainda que esta parceria será uma “mais-valia para a preservação e desenvolvimento que perspetivamos para o Centro, e assim criar aqui um maior interface entre os voluntários do campo”.

Ana Rita Ramos, presidente da direção da PATO, deu as boas vindas ao grupo de voluntários, disponibilizando-se para “ajudá-los em tudo o que precisarem”. Igualmente Margaret Louyet-Smith, representante da Oeste Internacional Partners, afirmou que “estamos muito gratos pela parceria e ainda pela oportunidade de vos poder ajudar neste belo sítio”.

Para a presidente da Comissão Executiva do GEOTA, Marlene Marques, este protocolo, que surgiu através de “um desafio da Oeste Internacional Partners”, representa o “sentimento da organização, que é o de trazer mais voluntários para trabalhar e desenvolver atividades, de modo a valorizar este espaço”. Além disso, explicou que todas as atividades previstas dentro do protocolo vão ser “importantes para a divulgação e devolução deste espaço natural aos cidadãos”.

Contudo, a responsável afirmou que “há muito trabalho a ser feito ainda, pois existem muitas ameaças ao Paul ao nível da poluição da água, que estamos a tentar resolver, bem como com ao nível da caça”.

Dentro das ações previstas está incluída a criação de um trilho do Paul de Tornada, um jardim de plantas aromáticas e um pomar pedagógico, uma horta biológica, e ainda manutenção e melhoria das infraestruturas do Centro e da Reserva.

Relativamente ao trilho, que terá início este ano, o protocolo estipula que os voluntários terão de cortar regularmente o excesso de vegetação, manter o trilho acessível, colocar identificação em algumas plantas e sinais de informação, limpar plantas aquáticas em frente aos observatórios e colocar bancos no trilho para contemplação da paisagem. Ainda prevê para 2020, a possibilidade de instalar câmaras no trilho, com objetivo de ter uma transmissão ao vivo da vida selvagem, para fins de educação e sensibilização.

Em relação à manutenção e melhoria das infraestruturas do Centro e da Reserva, esta parceria prevê desenhar e colocar uma nova placa de acesso para a estrada, organizar um novo canteiro na entrada principal, colaborar na pintura das paredes em conjunto com o plano geral, criar no Centro uma área de café e bebidas e área de estar ao ar livre, manter a área do piquenique e de atividades, e instalar equipamentos de ginástica e jogos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo espaço de lazer na Quinta dos Moinhos

Foi inaugurado no dia 8 de junho o Espaço Verde Bairro do Areeiro, situado na urbanização Quinta dos Moinhos (junto à estrada que liga Caldas da Rainha ao Coto).

parqueareeiro1

Comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue vão alertar para carências

As comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue realizam-se nas Caldas da Rainha no dia 16 de junho, numa organização do Grupo Motard São Rafael, em colaboração com o Município de Caldas da Rainha, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), Associação de Dadores de Sangue das Caldas da Rainha, Associação do Chão da Parada e Centro Recreativo da Foz do Arelho.

sangue 1