Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C

Exposição sobre a primeira mulher a votar em Portugal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, inaugurou, no dia 8 de março, a exposição “Ecos da Imprensa – Carolina Beatriz Ângelo”, que se encontra patente no Museu Municipal até ao final do mês.
Museu do Bombarral acolhe exposição sobre Carolina Beatriz Ângelo

Sublinhando a importância desta exposição e das comemorações do Dia Internacional da Mulher, Ricardo Fernandes frisou que a luta das mulheres pela obtenção dos mesmos direitos do homem ainda hoje é uma realidade.

“Esta é uma luta que vem desde há muito tempo, embora com resultados que nos dias de hoje não se comparam com o período durante o qual viveu Carolina Beatriz Ângelo, que foi uma mulher percursora nesta matéria, como demonstra o facto de ter sido a primeira mulher a realizar uma cirurgia em Portugal”, acrescentou.

Considerando tratar-se de um “tema que continua atual”, o edil finalizou a sua intervenção dirigindo-se às alunas

de duas turmas da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, que estavam presentes, pedindo-lhes que “pugnem permanentemente pelos direitos da mulher enquanto pessoa”.

A vereadora Patrícia Pereira afirmou ser “um privilégio percebermos que, ao longo de tantos anos de luta, as mulheres se têm vindo a afirmar e a conquistar o seu lugar”, algo que acredita que irá continuar a acontecer pelas capacidades que são intrínsecas ao sexo feminino.

“Nunca se deixem ficar na sombra, lutem sempre pelos vossos ideais, pelas vossas vontades, pelos vossos sonhos”, concluiu a autarca.

Da autoria da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, esta mostra apresenta Carolina Beatriz Ângelo, mulher que viveu entre 1878 e 1911, tendo-se destacado, entre outros aspectos, pelo facto de ter sido a primeira mulher a votar em Portugal, num período em que este direito não era concedido ao sexo feminino.

Neste dia dedicado às mulheres, o Município do Bombarral não se esqueceu das colaboradoras da autarquia, a quem entregou uma pequena lembrança, executada pelos alunos dos Universitários 50+, e um poema alusivo a esta efeméride.

Do programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher no Bombarral constou também a realização, no dia 16 de março, da “Sessão M+”, na qual foram homenageadas várias mulheres do concelho do Bombarral que se destacaram em diferentes áreas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Innovation Makers finalista dos Prémios Heróis Pme

A Yunit Consulting, consultora portuguesa que tem como missão “fazer grandes as PME”, divulgou as empresas finalistas da 6ª edição dos Prémios Heróis PME, eleitas por votação do público.

Janela Digital distinguida

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa Janela Digital, sediada no Parque Tecnológico de Óbidos e dedicada a soluções tecnológicas para o mercado imobiliário, foi distinguida na categoria de comunicação com o Estatuto Inovadora COTEC 2024.

Evento solidário com o Brasil

O evento solidário Arraiá Brasil, em prol das vítimas de inundações de Rio Grande do Sul, vai ter lugar no dia 6 de julho, às 18h00, na associação Areco, no Coto.

arraial