Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

“Catter” – organização sem fins lucrativos ajuda carenciados

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Catter” é como se designa a organização sem fins lucrativos de cariz social que inaugurou as suas instalações nas Caldas da Rainha no passado dia 10. Trata-se de um espaço solidário para dar resposta às necessidades das famílias mais carenciadas com a partilha e troca produtos não alimentares.
Anabela Patrício e Hute Sousa criarem a “Catter”

O novo espaço recebe e doa gratuitamente aos carenciados vestuário, acessórios, calçado, equipamento doméstico e eletrodomésticos, mobiliário, brinquedos, entre outros. Destaque para o “Kit bebé Catter” para a maternidade, com tudo o que uma mãe precisa para o recém-nascido.

A origem da “Catter” assenta numa paixão pela solidariedade para com “as pessoas que mais necessitam”. Foi a partilha deste sentimento que levou duas amigas, Anabela Patrício e Hute Sousa, envolvidas em serviços de voluntariado, a empenharem-se na criação desta organização. “As pessoas começam a ter consciência de que aquilo de que já não precisam pode ter utilidade para outras pessoas”, disse Anabela Patrício, revelando o vasto número de produtos que já foram doados à organização desde a abertura da sede, na Rua 15 de Agosto, 75 B.

“A maior parte são bens usados, mas em bom estado”, disse Anabela Patrício.

A “Catter” “já ajudou mais de 50 pessoas” e a tendência é a de que o número cresça, disse a responsável pelo espaço.

O apoio que este espaço presta também às grávidas mais carenciadas, através da entrega de peças de roupa, carrinhos de bebé e artigos de puericultura, “é importante para responder à procura”.

O objetivo é criar uma base de dados com as pessoas que precisam de produtos, mas com o maior “sigilo”. Segundo a responsável, existe “muita pobreza escondida, que são as pessoas que têm vergonha de mostrar que estão a passar por dificuldades financeiras”. “Aqui somos o mais discretos possíveis e queremos fazer a triagem e entregar roupa ou outro tipo de produto a quem precisa”, referiu, acrescentando que “depois há outro trabalho que é falar com as pessoas e poder encaminhá-las para outras instituições”, contou Anabela Patrício.

O objetivo mais tarde de Anabela e Rute é criar uma associação com o nome “Catter”, que teve origem da união dos nomes das suas filhas, Catarina e Teresa.

A organização já tem uma mascote a “nossa Catter (boneca de pano)”, feita por Ema Brás.

A “Catter” foi inaugurada no passado dia 10 e contou com a presença da vereadora Maria João Domingos e do presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela. A cerimónia inaugural recebeu também a visita de vários amigos que apoiam o trabalho solidário das fundadoras.

Está a funcionar num espaço que foi cedido gratuitamente e para já está aberto às segundas e quartas-feiras, das 15h00 às 17h00. Quem quiser contribuir com bens (exceto alimentares), pode entregar diretamente na loja. As responsáveis também fazem a recolha ao domicílio se for necessário.

A organização tem uma página no Facebook onde Anabela e Hute podem ser contatadas, ou então pelo tlm. 911559780.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos