Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C

“West Side Stories” vence concurso “Empreend’Oeste”

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto “West Side Stories”, que pretende valorizar o Enoturismo e o Ecoturismo na Região Oeste, foi o vencedor do concurso “Empreend’Oeste”, dinamizado pela Óbidos.Com, Associação Empresarial do Concelho de Óbidos. Os vencedores foram conhecidos a 8 de março, nas instalações do Parque Tecnológico de Óbidos, numa sessão em que os dez finalistas do concurso fizeram a apresentação dos seus projetos aos membros do júri.
O projeto “West Side Stories” pretende valorizar o Enoturismo e o Ecoturismo na Região Oeste

O “West Side Stories” afirma-se como alternativa ao turismo convencional, através da criação de experiências emocionais, explorando toda a diversidade que existe na Região Oeste, cruzando o património histórico e cultural com o vinho. “Os Vinhos de Lisboa são o elemento transversal a marcar presença nas experiências oferecidas, tudo num conceito de “slow travel” como elo de ligação entre as três áreas de referência: o ecoturismo, o enoturismo e o turismo histórico-cultural”, explicou Eduardo Silva, porta voz do projeto.

A empresa, que está sediada no Alenquer, iniciou atividade na passada semana e os mentores são Eduardo Silva, Ana Rebelo e Carla Rebelo, em áreas tão diversas como a gestão de clientes, o design ou os desportos de aventura.

“Identificamo-nos com toda a região Oeste, as nossas zonas de conforto não são só aquelas que estão próximas de Alenquer, vimos muito para a zona de Óbidos e Caldas”, adiantou o porta-voz.

Segundo os responsáveis, foram criadas sete Pequenas Rotas integradas numa Grande Rota dos Vinhos Atlânticos, com pontos de interesse (Museus do Vinho, a Serra de Montejunto, a Lagoa de Óbidos os Centros de Interpretação das Linhas de Torres), tradições como o “Pintar e Cantar os Reis”, o património da Região Oeste e os produtores vitivinícolas que se diferenciem pelas características dos seus vinhos ou pelo seu posicionamento no mercado.

A dinamização destas rotas passará pela possibilidade das mesmas serem cicláveis ou efetuadas de forma pedonal, e as propostas a desenvolver serão dirigidas a clientes adeptos do conceito “slow travel”, atividades de natureza, enófilos, “hikers” e clientes empresariais.

Para Eduardo Silva foi uma surpresa muito grande terem ganho o prémio e agora vão trabalhar “na promoção dos próprios roteiros, levando as pessoas às quintas e aos produtores para provarem a diversidade de vinhos de Lisboa, de Sintra a Pombal, dando mais ênfase a esta região”. “O segundo produtor nacional está no Oeste (Alenquer), é um dos nossos parceiros e há outros produtores que se diferenciam por terem vinhos de produção orgânica e dois por terem vinhos kosher destinado à comunidade judaica”, apontou.

Em segundo lugar ficou o projeto “Alter Egos de Bordallo” (de Inês Fouto e Mariana Calaça Baptista), que consiste num espetáculo itinerante que nos apresenta Bordalo Pinheiro de uma forma íntima e carismática, através dos olhos dos que aqui se revelam como seus alter egos.

O espetáculo inclui um tour com enquadramento histórico da cidade bordaliana do século XIX. Este projeto nasce da vontade de unir a história da cidade e o teatro, utilizando o espaço existente como cenário real, potenciando o turismo cultural da região.

O terceiro lugar foi atribuído ao “Go City” (Ivo Figueiredo), o qual consiste numa Plataforma Tecnológica de Turismo Criativo, que permitirá aos utilizadores planearem e partilharem as suas experiências turísticas de forma divertida e única a partir de um conceito de Story Telling.

O primeiro classificado irá receber um computador portátil (no valor de 1000 euros), o segundo prémio é um tablet (500 euros) e o terceiro classificado recebe um telemóvel (250 euros).

O concurso “Empreend’Oeste” foi promovido no âmbito do projeto “Turismo Criativo e Sustentável – O Futuro do Oeste”, uma iniciativa da associação Óbidos.com, que tem como enfoque o empreendedorismo empresarial na área do Turismo. Em causa está a dinamização deste setor, com vista a tornar a região oeste uma referência no que diz respeito ao turismo criativo e sustentável.

A iniciativa era destinada a empreendedores com uma ideia de negócio “market ready”, ou seja, projetos ou ideias de negócio direta e indiretamente relacionadas com produtos ou prestação de serviços na área do turismo para a região oeste.

O júri foi constituído por Carlos Martinho (presidente da Óbidos.Com), Gonçalo Castro Gomes (coordenador do Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico – Turismo Centro de Portugal), Miguel Silvestre (em representação da câmara de Óbidos), Pedro Ricardo Gomes (responsável pela área do Microcrédito e Empreendedorismo Social no Montepio) e José Coutinho, coordenador do Gal – Grupo de Ação Local Leaderoeste.

Os dez finalistas irão usufruir de apoio técnico especializado na elaboração do seu Plano de Negócio “MyOeste – Acelera o teu Negócio” e todos os candidatos vão poder aceder ao “Oeste Mentoring”, um fórum de mentoring disponível no Portal My Oeste.

Nesta sessão teve ainda lugar a apresentação, por Nuno Mendonça (Núcleo Inicial), das ações “MyOeste – Acelera o teu Negócio” e “Oeste Mentoring”, que fazem também parte do projeto “Turismo Criativo e Sustentável – O Futuro do Oeste”.

O “Oeste Mentoring” tem como objetivos a transferência de conhecimento, a experiência, rede de contactos, desenvolvimento de talentos e aumento de conhecimentos. Terão lugar workshops especializados e um fórum.

Os mentores convidados são Paulo Almeida (diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), Telmo Faria (empresário e sócio-gerente Hotel Rio do Prado / The Literary Man Obidos Hotel), Daniel Pinto (diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste), Miguel Silvestre (diretor do Parque Tecnológico de Óbidos), José Elói do Vale (empresário e sócio-gerente do Maratona), Rui da Bernarda (empresário e gerente da Mercearia Pena / Café Capristanos), Carlos Martinho (presidente da Associação Óbidos.Com), Ricardo Cardoso (diretor da Impactwave), José Luís Oliveira (Grupo Obicool), Jorge Sousa Santos (Sousa Santos Arquitectos), Nuno Mendonça (diretor geral da Núcleo Inicial – Formação e Consultoria, Lda), José Godinho (consultor/formador), Nuno Militão (consultor/formador), Madalena Rodrigues (consultora/formadora) e José Duque Pedro (consultor/formador).

Uma sessão de apresentação da atividade MyOeste Mentoring vai decorrer nesta quarta-feira, 14 de março, às 14h14, no Parque Tecnológico de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

GNR visita área protegida da Serra de Montejunto

A Comissão Diretiva da Área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto recebeu no dia 11 de junho a visita do tenente-coronel Clara da Fonseca, comandante territorial de Lisboa da GNR, que se fez acompanhar do sargento António Lourenço, comandante do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) do destacamento de Alenquer.

montejunto

Monte Olivett organiza Festival da Sardinha

O 21º Festival da Sardinha vai decorrer de 13 a 16 de junho, numa organização da Associação Cultural Desportiva Recreativa de Santo Onofre – Monte Olivett, nas Caldas da Rainha.

444137953 3600581563420280 5096377356679597478 n