Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 33° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 36° C

Semana da Francofonia começa na EHTO com espetáculo Moulin Rouge

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ateliê de pastelaria francesa, cinema, workshop de cerâmica, almoço gastronomia francesa, torneio de petanca, são algumas das atividades da Semana da Francofonia que a cidade das Caldas da Rainha acolhe entre os dias 19 e 23 de março.
Iniciativa resulta de uma parceria entre várias entidades

A iniciativa é organizada pela Alliance Française das Caldas da Rainha, com a parceria da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), UFE – Union des Français l’Entranger da região Oeste (União dos Franceses do Estrangeiro), Escola Superior de Artes e Design – ESAD.CR e Conservatório de Música de Caldas da Rainha.

A inauguração da semana da Francofonia terá lugar no próximo dia 19, pelas 16h00, na EHTO, com um espetáculo Moulin rouge.

A Semana da Francofonia acontece em Caldas da Rainha há 11 anos e seu principal objetivo é promover atividades que divulguem a língua e cultura francesa. A iniciativa acontece no âmbito nacional, em que cada cidade de norte a sul do país onde existe a Alliance Française assinala o evento e tem o seu próprio programa.

Em Caldas da Rainha a festa da francofonia tem sido uma organização da Alliance Française, que arranjou como parceiros a EHTO e a UFE, a ESAD CR. Este ano pela primeira conta com a colaboração do Conservatório de Música de Caldas da Rainha. Segundo Maria do Carmo Brandão, responsável pela Alliance Française das Caldas, os parceiros têm-se revelado fundamentais para que “possamos ter um conjunto diversificada de actividades, o que enriquece a semana da Francofonia nas Caldas”.

Segundo a responsável, esta iniciativa é anual e “realiza uma série de atividades culturais e académicas cujo elo em comum é a língua francesa”. Destacou o fato do presidente da República, Emmanuel Jean-Michel Macron, dizer que quer que afrancofoniase une à lusofonia

Jean-Pierre Hougas, representante da delegação Oeste da UFE, revelou que a comunidade francófona que vive na região continua a crescer e tem atualmente mais de 450 sócios, número que aumentou em 2017 e 2018.

Maria do Carmo Brandão recordou a grande colaboração da Alliance Française com a UFE porque os franceses e belgas que chegam a Portugal procuram a escola de línguas que os enviam para a União dos Franceses do Estrangeiro.

Segundo a responsável, a Alliance Française das Caldas tem neste momento 60 francófonos a aprender português.

?Programa

A festa de abertura desta semana terá lugar a 19 de março, pelas 16h00, na EHTO e contará com um espetáculo Moulin Rouge (TCP3) com a canção “On écrit sur les murs”. Conta com a atuação do Conservatório de Música de Caldas da Rainha e um cocktail oferecido pela EHTO.

No dia 20, pelas 17h30, na ESAD.CR irá decorrer a inauguração de uma exposição sobre a participação de Portugal na primeira guerra mundial. Haverá um concerto de alunos do Conservatório de Música de Caldas da Rainha, seguido de um cocktail, servido pela EHTO.

No dia 21, pelas 10h30, irá decorrer um torneio de petanca no Parque D. Carlos organizado pela EHTO. Pelas 15h30 irá decorrer um recital de poesia francesa no café concerto do CCC.

No dia 22, pelas 10h00, terá lugar um ateliê de pastelaria francesa na EHTO, pólo de Óbidos.

A apresentação do livro “Petit Pays” de Gaël Faye” sobre o Burundi e a comunidade de refugiados ruandeses terá lugar no dia 22, pelas 14h30, nas instalações da Alliance Française.

O Ateliê de Cerâmica (técnica de Raku) vai realizar-se também pelas 14h30, na ESAD.CR. Das 16h00 às 17h30, na ESAD.CR, decorrerá o Ateliê de Francês por professoras da Alliance Française, para alunos da escola.

O almoço temático de gastronomia francesa vai realizar.se no dia 23 na EHTO, com uma exposição de esculturas de chocolate. A refeição tem o custo de 10 euros e as reservas devem ser feitas na escola.

A sessão de cinema é depois do almoço temático, pelas 14h30, na ESAD.CR, com o filme “La cour de babel”, de Julie Bertuccelli, legendado em português.

O filme é sobre alunos com idades entre 11 e 15 anos reunidos na mesma aula de acolhimento para aprenderem francês. Motivados pelo mesmo desejo de mudar de vida, vão pôr em causa muitas ideias preconcebidas sobre a juventude e integração.

Todos os eventos têm entrada gratuita, exceto o almoço temático. A entrada é livre também para o recital de poesia, mas tem que consumir no café.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Macroalga da costa de Peniche pode retardar envelhecimento da pele

Os extratos enriquecidos em florotaninos e outros componentes obtidos a partir de uma macroalga recolhida na costa de Peniche apresentam um marcado efeito inibidor sobre as enzimas colagenase e elastase, responsáveis pela degradação da matriz da pele e diretamente relacionadas com o processo de envelhecimento cutâneo, aponta uma investigação levada a cabo por uma equipa do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria. A investigação originou um pedido de patente, que foi agora aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

alga

Secretário-geral do PSD foi à Expotur apoiar o partido local

O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, esteve na passada quinta-feira na Expotur - Festa de Verão, em Caldas da Rainha,onde sublinhou que “viemos dar o nosso apoio ao PSD de Caldas da Rainha”, adiantando que “recuperar esta CâmaraMunicipal para o partido é também...

hugo soares

Aluno da ESAD.CR quer promover música da região no Brasil

Marcelo Domingues, aluno de Gestão Cultural na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, está desenvolver um projeto para o mestrado, procurando mapear a cena musical em todo distrito de Leiria, com o objetivo de conectar e exportar a música desta região internacionalmente, em especial para o Brasil. 

rimel