Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C
12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C

Cidade comemora 16 de março com banda desenhada e monumento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A revolta de 16 de março de 1974 nas Caldas da Rainha, uma espécie de prenúncio da liberdade que despontaria com o 25 de abril, consistiu na saída do Regimento de Infantaria nº 5 das Caldas da Rainha em direcção a Lisboa para derrubar o governo.
Banda desenhada de José Ruy sobre o 16 de março

Apesar desta tentativa de golpe ter falhado, o episódio tem sido considerado como o arranque da revolta de Abril e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha vai assinalar esta efeméride com o lançamento de uma banda desenhada que conta a história do “Golpe das Caldas”, da autoria do mestre de banda desenhada José Ruy.

A apresentação está marcada para 16 de março, às 10h, no Centro Cultural e de Congressos.

No dia 24 de março, pelas 16h, será inaugurado o monumento evocativo do 16 de Março, do artista plástico José Santa-Bárbara.

A peça vai ficar instalada em frente à Escola de Sargentos do Exército (ESE), de onde partiu a coluna de militares. A obra, com oito metros de altura, terá a base em betão escuro, representativo dos muros da repressão que existia antes do 25 de Abril, a partir do qual é elevado um “canhão” que liberta uma espécie de fogo-de-artifício e que simboliza a criação de uma nova democracia.

Visita de Presidente da República cancelada

Marcelo Rebelo de Sousa tinha previsto uma deslocação à ESE na tarde de 23 de março, mas a mesma foi cancelada. A visita não estava relacionada com o monumento sobre o “Golpe das Caldas”, mas sim tinha a ver com um périplo por instalações militares que o Presidente da República está a efetuar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Destacada importância do Golpe das Caldas para o derrube da ditadura fascista

A exibição do documentário “A Conspiração - Golpe das Caldas”, em estreia no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no passado domingo, veio demonstrar mais uma vez a importância desta primeira iniciativa do Movimento dos Capitães para que fosse derrubada a ditadura em Portugal.

16demarco1

Duna de Salir e zona envolvente terão classificação de Monumento Natural Local

O município das Caldas da Rainha concluiu o dossiê para classificação da Duna de Salir e da sua zona envolvente, ao longo da costa até à Foz do Arelho, como Monumento Natural Local, após a realização do levantamento dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais, geológicos e paleontológicos.

dunadesalirclassificacao1

Concurso Concelhio de Leitura com quatro vencedoras

Matilde Pereira (1º Ciclo), Joana Colaço (2º Ciclo), Maria de Lima (3º Ciclo) e Beatriz Amorim (Secundário) foram as vencedoras da 2.ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura “Toma Lá Leitura!”, cuja final se realizou a 13 de março, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

concursodeleituras1