Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Mário Lino apresentou livro em Tábua sobre empresário da panificação

Rita Damásio / Francisco Salgueira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O mais recente livro do caldense Mário Lino, intitulado “Flashes de Um Abraço”, foi apresentado em Tábua no passado sábado, no decorrer do evento “XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel”.
Mário Lino foi entrevistado em direto pela RTP

“Flashes de um Abraço” é uma homenagem a José da Costa Morgado, um natural de Tábua que se fixou em Caldas da Rainha e que trouxe modernidade à indústria da panificação, com a “Nova Padaria Tabuense”, instalada na Praça da República.

Mário Lino contou que este projeto “teve início com o vice-presidente da Câmara das Caldas que apareceu no Museu do Ciclismo [dirigido por Mário Lino] com o vice-presidente da Câmara de Tábua, para saber se a “Nova Padaria Tabuense” tinha alguma coisa a ver com Tábua, porque eles passaram na Praça da República e o vice-presidente da Câmara de Tábua admirou-se”.

Metade da edição do livro foi oferecida à Câmara de Tábua para que possa ser vendida a favor daqueles que mais necessitam depois do fatídico dia 15 de outubro, com os incêndios que deflagraram no concelho.

Segundo Mário Lino, “é um pequeno livrinho que conta ao todo com 87 páginas. As fontes são muito poucas para encontrar a figura de José Morgado, padeiro que ergueu um pequeno império nas Caldas da Rainha e que construiu um dos melhores e mais bonitos edifícios da Praça da República”.

Reginaldo Morgado, neto de José da Costa Morgado, aproveitou durante a apresentação para “agradecer a Mário Lino a oportunidade de estar aqui a falar do meu avô e representar a família Morgado, estamos muito orgulhosos do que foram os nossos avós, e agradeço a oportunidade de homenagear os mesmos”

Hugo Oliveira, vice-presidente da Câmara das Caldas, descreveu que desafiou Mário Lino para fazer esta ligação entre Tábua e Caldas da Rainha. “Ele conseguiu colocar num documento toda aquela que é a sua pesquisa e o seu empenho e é o que temos no livro. Em particular a nossa singela participação na entrega do livro contribui de alguma forma para ajudar naquilo que foi uma catástrofe que afetou o concelho de Tábua”.

O presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro, deu os parabéns a Mário Lino por esta iniciativa, “por dar visibilidade e fazer justiça a uma pessoa que se ausentou de Tábua e que fez um grande trabalho, foi um grande empresário nas Caldas da Rainha e levou o nome de Tábua bem longe”.

O autarca reconheceu igualmente a atitude solidária do município de Caldas da Rainha para com os tabuenses “depois da catástrofe que assolou o nosso concelho e toda esta região”. “Os tabuenses ficarão para sempre gratos por esta iniciativa”, manifestou.

A apresentação em Tábua contou com uma comitiva de 25 convidados que foi num autocarro camarário das Caldas da Rainha e que almoçou numa das tasquinhas da feira. Por volta das 17h30 deu-se a apresentação do livro com a presença de autarcas de ambos os municípios, familiares de José Morgado e amigos do autor, e a RTP, que estava em direto com o programa “Aqui Portugal”, deu ainda um pequeno apontamento sobre a obra.

No dia 24 haverá uma homenagem a José da Costa Morgado em Caldas da Rainha, no Museu do Ciclismo, e uma exposição de fotografias da padaria de José Costa Morgado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1

Alvorninha em festa

Alvorninha vai estar em festa no dia 1 de julho, com uma noite animada por Nelson Lords & Nuno Alexandre, Némanus e DJ Telmo Ferreira.

alvorninha