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Bloco de Esquerda quer aumentar velocidade dos comboios na Linha do Oeste

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O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propôs que a Assembleia da República recomende ao Governo que incumba a empresa pública Infraestruturas de Portugal para que proceda à revisão do atual projeto de modernização da Linha do Oeste – troço de Mira Sintra/Meleças – Caldas da Rainha, no sentido de melhorar as velocidades médias de circulação dos comboios e a qualidade do serviço a prestar, tendo em vista aumentar a atratividade do modo ferroviário de transporte.

O Bloco de Esquerda considera inaceitável que após 107 milhões de euros de investimento público a melhoria prevista no serviço ferroviário se traduza em 17 minutos de encurtamento de tempo de viagem entre Mira Sintra e Caldas da Rainha.

“Se a velocidade média do comboio aumentasse para cerca de 100 kms/h, o ganho real, em tempo, seria da ordem de mais 36 minutos face ao que se prevê”, sustentou.

Para tal será obrigatório introduzir algumas alterações ao projeto que se encontra em discussão pública. Afigura-se, por exemplo, “ser necessário aumentar os troços de correção de um traçado que continua a ser bastante sinuoso, construir mais variantes ou duplicar a via em mais pontos face ao que está considerado, o que permitirá aumentar as zonas de cruzamento, reduzir os pontos potenciais de conflito ao longo da linha e incrementar a velocidade”. O objetivo seria sempre o de tornar possível “atingir um patamar de qualidade de serviço e de velocidade média que tornasse o comboio efetivamente mais atrativo e mais rápido face ao modo rodoviário”.

Estas são razões essenciais que, no entendimento deste Grupo Parlamentar, justificam a revisão do projeto e um aumento da verba a afetar a este investimento.

Pretende também que logo que as obras de modernização se iniciarem, a Infraestruturas de Portugal inicie os estudos técnicos para a preparação da 2ª fase do projeto de requalificação entre Caldas da Rainha – Louriçal, tendo em vista a que o lançamento das obras se possam seguir à conclusão da 1ª fase e que a conclusão da modernização integral da Linha do Oeste possa ocorrer até final de 2023, de modo a que o comboio intercidades elétrico possa realizar a viagem Lisboa-Leiria em cerca de 1h45 e a ligação até Coimbra/Figueira em menos de 2h30.

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