O repasto foi preparado por alunos das turmas do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria (TCP) e servido pelos alunos do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas (TSRB).
Croquetes de cabeça de porco foram a entrada, seguindo-se sopa de alheira. Houve depois dobrada à moda do Porto, bacalhau com presunto, couve e grelos, e cozido à minhota. A sobremesa foram queijadas de abóbora.
Da carta de bebidas constaram vinho Tinto Barros 2015 DOC Douro e Vinho do Porto Tawny.
O digestivo servido foi Porto Flip, em que o aluno Rodrigo Ricarte juntou Vinho do Porto, vinto tinto, brandy, gema de ovo e açúcar.
Professores de várias disciplinas tiveram oportunidade de degustar esta ementa, a par do público em geral, uma que vez que o restaurante pedagógico está aberto aos clientes.
Para embelezar as mesas foram colocadas imagens de monumentos do norte do país, como o castelo de Guimarães ou a sé catedral do Porto.
No próximo dia 22, pelas 11h, será apresentado na EHTO o livro “Ao sabor da Bíblia”, de Luís Lavrador, um dos mais conceituados chef’s portugueses.
Docente na Escola de Hotelaria de Coimbra, primeiro chef português a tirar o doutoramento (doutorado em Turismo, Lazer e Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) em Portugal e chef da Seleção Portuguesa de Futebol, tem recebido várias distinções e prémios ao longo da sua carreira, entre elas a de Chefe Cozinheiro do Ano em 2006. Tem vindo a publicar vários livros sobre gastronomia.
“Ao sabor da Bíblia”, com 250 páginas, apresenta-se ao leitor como um duplo convite: primeiro, a um percurso pela história da comensalidade desde os primeiros tempos até ao início do cristianismo, e, de seguida, como uma convocação à experiência gastronómica da confeção e degustação de menus onde imperam alimentos, temperos e sabores que marcam o itinerário da história judaica e cristã.
Revive alguns dos banquetes, ceias e bodas retirados dos principais relatos escritos, com base na Bíblia.
Os alimentos, os temperos e as formas de confeção propostas são os descritos na Bíblia, naturalmente com um trabalho de reconstituição que respeita o rigor histórico, com o livro sagrado como guia, no caso como guia gastronómico.
Após esta apresentação haverá um almoço no âmbito deste tema, que será composto por empadinhas de galo, peixinhos fritos e espetadinha de legumes. Seguir-se-ão sopa de legumes à moda de Eliseu, cordeiro assado com ervas amargas e pão ázimo, e maçã assada, torta de passas, taça de requeijão e mel.
0 Comentários