Tratou-se de uma visita de cortesia e apresentação de cumprimentos do “maire” de Le Raincy, sendo uma das cidades com que Caldas da Rainha tem geminações. Além desta cidade francesa, o município tem geminações, segundo o site autárquico, com Coria e Badajoz (Espanha), Ribeira Grande (Cabo Verde), Cambo-les-bains (França), Dinant (Bélgica), Perth Amboy (E.U.A.), Lubango (Angola) e Poços de Caldas (Brasil).
Tinta Ferreira começou por agradecer a visita do “maire” a Caldas da Rainha, lembrando que o acordo e os contactos vêm do anterior presidente da autarquia, Fernando Costa, mas “temos todo o gosto continuar e reforçar esta relação”.
Para o autarca, “as cidades têm aspetos coincidentes”, como por exemplo “um bom índice de poder de compra relativamente ao todo nacional” e ainda são consideradas “cidades seguras, com preocupações educativas, culturais e sociais”. Explicou igualmente a história da cidade e as suas principais atividades.
“Somos um centro de serviços de toda esta região e muitos dos municípios à volta beneficiam dos serviços que as Caldas dispõe”, sustentou o autarca.
Nesse sentido, o edil sublinhou que “estamos muito interessados em cimentar as nossas relações e dar continuidade a este processo, bem como continuar a receber pessoas de Le Raincy”, pois vai contribuir para “um maior incremento cultural e desportivo” no município.
Para o “maire” de Le Raincy, “esta é única geminação que a cidade possui e desde sempre teve ligações muito fortes com Portugal”. Explicou também que este acordo entre as duas cidades surgiu através do contacto entre o anterior presidente de Le Raincy e o português emigrado na cidade francesa, Mário Oliveira.
Acompanhado dos dois filhos, Jean- Michel Genestier explicou que “desde sempre que Le Raincy teve portugueses a viver e a estabelecer negócios na cidade, e nesse sentido permitiu criar esta geminação entre as duas cidades, que para nós é muito importante”. Além disso, disse que “há semelhanças entre as duas cidades”, em vários aspetos.
O presidente da Câmara de Le Raincy também referiu que “esta ligação vai permitir dar continuidade às trocas culturais, bem como uma visita das autoridades policiais às cidades para falar de segurança e ainda compartilhar medidas de gestão autárquica”.
Segundo Mário Oliveira, natural de Albergaria dos Doze e emigrante em França, foi o “antigo presidente de Le Raincy que falou que gostava de fazer uma geminação com uma cidade portuguesa, com a mesma cor politica e como tal encontrámos as Caldas da Rainha”.
Também presente esteve a vereadora Maria da Conceição, que comentou que “esta geminação tem mais de dez anos por intermédio de um senhor que vive na região e que sempre visitou Caldas, e achou que Caldas da Rainha seria a melhor cidade para fazer a geminação”. Além de intercâmbios e visitas de jovens, esta geminação tem permitido exposições e concursos.
“Da parte das Caldas da Rainha, há e sempre houve geminação e a ideia é continuar a desenvolvê-la”, afirmou a vereadora.
Após a sessão, o autarca de Le Raincy, que esteve dois dias em Portugal, fez uma visita pelos lugares mais emblemáticos da cidade.
0 Comentários