O encontro tem como objetivo reforçar a estratégia global do projeto, servindo também para Óbidos apresentar o MyMachine Portugal – que surgiu com a entrada de Vila Nova de Famalicão para a rede nacional – e antecipar o seu crescimento para outros pontos do País.
O MyMachine é um projeto que surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, e é promovido em Óbidos, pelo quarto ano consecutivo, pelo Parque Tecnológico de Óbidos, Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, Município de Óbidos, Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e CENFIM das Caldas da Rainha.
A ideia base dos fundadores do projeto é trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema, ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver.
A metodologia é simples e divide-se em três etapas: ideia, design e construção do protótipo. É um projeto singular, porque envolve alunos desde o ensino básico ao ensino universitário, permitindo que as crianças concretizem as suas ideias através da construção das suas “máquinas”. Estas são pensadas na fase da “Ideia” para resolverem problemas do mundo, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o mundo, juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e empresas de base tecnológica.
0 Comentários