Vai decorrer no dia 19 de fevereiro, às 18 horas, na Galeria Santa Clara, em Coimbra, a apresentação do livro “A Incerta Viagem”, de Isabel Gouveia, residente nas Caldas da Rainha.
A apresentação integra o programa “19 Anos em 12 Meses”, com que a editora Alma Azul assinala o seu 19.º aniversário, e estará a cargo de Leonor Lopes, incluindo a leitura de alguns poemas.
Isabel Gouveia é o nome literário de Isabel Pereira Mendes, nascida em Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital, licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, onde concluiu também o Curso Complementar de Ciências Jurídicas.
Foi conservadora do registo predial e, posteriormente à sua aposentação, exerceu também a advocacia. Foi sócia fundadora da Associação Portuguesa de Conservadores dos Registos, tendo sido directora da revista Regesta e delegada da referida Associação junto do Centro Internacional de Derecho Registral (CINDER). Participou na Comissão de Reforma do Código do Registo Predial de 1984.
Além de trabalhos de índole jurídica, constantes de revistas e outros meios de comunicação social, publicou também alguns livros de direito com elevado número de edições, sempre atualizadas.
No campo das letras publicou 18 livros na área literária, sendo onze de poesia e três de ficção. Publicou ainda um diário, em três volumes, e um livro de reflexões críticas Obteve alguns prémios, tanto pela sua actividade jurídica (prémio conferido pelo CINDER) como pela actividade literária. O seu livro de ficção intitulado “A Porta Estreita” venceu, na Sociedade Portuguesa de Autores, o Prémio José Galeno 1985.
Em 2005 foi homenageada, em sessão pública, pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que editou e lançou o seu livro de poesia intitulado “Escuta o Coração do Mundo”. Em 2009, foi agraciada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha com uma medalha de mérito, tendo em vista o conjunto da sua obra jurídica e literária.
0 Comentários