Com o objetivo de diminuir os resíduos poluentes no areal da Praia da Foz do Arelho, mais propriamente na Lagoa de Óbidos, decorreu no passado sábado de manhã mais uma ação de limpeza, que juntou trinta voluntários e seis sacos de lixo.
A iniciativa contou mais uma vez com o apoio da Associação Marmeu, de Peniche, que providenciou sacos reutilizáveis e luvas para os voluntários. Desenvolveu-se entre o extenso areal adjacente à lagoa, que vai desde a praia da Foz do Arelho até a área das roulottes de comida de rua. Tal como a ação anterior, que decorreu no dia 16 de dezembro, a iniciativa visou “recolher a maioria dos detritos que se encontravam no areal, procurando diminuir o impacto que estes têm tido no ecossistema local, assim como sensibilizar a prática recorrente desta ação de cariz social e ambiental”.
Alguns voluntários eram de nacionalidade estrangeira ou oriundos de concelhos como Alenquer e Lisboa. Foram recolhidos 702 cotonetes, sendo que a maioria, segundo Dorte Schneider, responsável pela iniciativa, “resulta da entrada nas sanitas e, por conseguinte, nos esgotos, acabando assim no mar e nas áreas lagunares. Por outro lado, é de realçar também a extensa quantidade de beatas que se podem encontrar no areal”.
Além da Marmeu e da Peniche Beach Conservation, os Biológicos da Rainha também apoiaram a causa oferecendo uma caixa de maçãs, bem como a Junta de Freguesia da Foz do Arelho, que providenciou os sacos para o lixo e o transporte destes, e, por fim, a Associação “Floresta Rainha” e a Associação de Desportos Alternativos. Para além destes apoios, na atividade também participou o programa “A Praga dos Cotonetes” da Associação Portuguesa do Lixo Marinho.
A organização prevê continuar a realizar este tipo de ações ambientalistas no areal da praia da Foz do Arelho.
0 Comentários