O concelho de Óbidos vai celebrar o seu feriado municipal no dia 11 de janeiro. A sessão solene, o ponto alto das celebrações, acontece pelas 15h00, no Parque Tecnológico de Óbidos, com a atuação da Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense e, às 15h30, a intervenção dos presidentes da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, e da Assembleia Municipal, Fernando Jorge. Nesta cerimónia será ainda atribuída a Chave da Vila a Telmo Faria, ex-presidente da Câmara e Assembleia Municipais.
As comemorações do feriado municipal vão acontecer durante os meses de janeiro, fevereiro e março, com várias iniciativas. Na passada segunda-feira, foram cantadas as Janeiras ao executivo municipal, pelos utentes do Centro de Convívio do Arelho, os alunos do Jardim-de-Infância do Arelho e pelas turmas de música do Complexo Escolar dos Arcos. No dia 13 realiza-se uma palestra tertúlia subordinada ao tema “Josefa d’Óbidos e o tempo na vila das rainhas”, por Augusto Moutinho Borges, na Livraria de Santiago.
No dia 20, Ana Abrunhosa, presidente da CCDR Centro, vai visitar as obras de requalificação do largo de São Marcos, nas Gaeiras, e do Espaço Memória, nos antigos Armazéns do Vinho, em A-da-Gorda. A 24 de Janeiro há visita às obras da Rede de Rega e dia 25 a tradicional Assembleia Sénior, no Complexo Escolar do Alvito. A 27 de Janeiro será feita a assinatura dos protocolos com as Juntas de Freguesia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e inauguração da exposição “Guardador de Memórias”, na Galeria novaOgiva. No dia 29 tem lugar a assinatura de protocolos para o programa municipal “Melhor Idade”, na Usseira.
Durante os meses de fevereiro e março haverá, igualmente, outras ações, nomeadamente uma visita às obras de recuperação do santuário do Senhor da Pedra, apresentação do novo programa Municipal de “Saúde e Bem-Estar” e lançamento da obra de requalificação das muralhas de Óbidos.
O feriado municipal a 11 de janeiro comemora a tomada de óbidos aos mouros, nesse dia, pelas hostes de D. Afonso Henriques, em 1148, sendo este o primeiro feriado municipal do ano a ser celebrado no calendário nacional.
0 Comentários