Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 20° C
15° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 20° C

Ementa caldense na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um menu dedicado às Caldas da Rainha marcou o primeiro almoço deste ano no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), realizado na passada quinta-feira, no âmbito do projeto “Raízes”, que tem como objetivo estimular os alunos finalistas a estudar formas de utilização de produtos típicos na confeção de ementas gastronómicas criativas, diferentes e de qualidade.
Os alunos que prepararam e serviram a refeição

O repasto foi preparado por alunos das turmas do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria (TCP) e servido pelos alunos do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas (TSRB).

A ementa começou com legumes da Praça da Fruta: cenoura, rabanete e cebola, acompanhados com alheira. Seguiram-se os mariscos da Lagoa de Óbidos, com mexilhão de escabeche, berbigão à bulhão pato com limão, vinagre de lingueirão e ameijoa.

O prato designado por “peixe do mercado” era composto por robalo com puré de batata e aveludado. Não faltou a codorniz do Landal, salteada com puré e molho de batata doce e pickles.

Finalmente os doces das Caldas e a fruta da praça estiveram representados num prato com trouxas de ovos, pera desidratada, espuma de maçã assada e granizado de maçã.

Foram servidos vinhos da Quinta do Paço, de Alvorninha – Vinho Rosé Hummus e Vinho Tinto Hummus 2013 – e de Cortém, Vidais – Vinho Branco Cortém Sauvignon Blanc 2013 e Vinho Tinto Cortém Syrah 2011.

Na refeição participaram cerca de trinta pessoas, tendo estado presentes três vereadores – Hugo Oliveira, Maria da Conceição e Jaime Neto, os autarcas do Landal, Armando Monteiro, e do Nadadouro, Alice Gesteiro, para além de produtores de vinhos e codornizes.

Segundo o diretor da EHTO, Daniel Pinto, este projeto “procura desenvolver junto dos alunos o gosto e interesse pela descoberta primordial dos produtos alimentares, suas caraterísticas organoléticas, benefícios para a saúde e, também, as suas relações culturais”. O projeto está também relacionado com o universo da “alimentação ecológica, saudável e sustentável”.

No caso desta primeira refeição do ano, pretendeu-se apostar em produtos das Caldas da Rainha, levando os alunos a pesquisarem e conhecerem melhor o território onde se encontram.

O vereador Hugo Oliveira manifestou que “fomos percorrendo o concelho ao longo desta refeição”. Apontou que será um ano desafiante para o turismo caldense, nomeadamente com a perspetiva de reabertura do hospital termal e de arranque da construção do hotel no Parque D. Carlos I. Aos alunos disse que “é um mundo algo difícil mas onde não faltam oportunidades”.

O menu que se segue no restaurante pedagógico, na próxima quinta-feira, é dedicado a “Experiências na Cozinha“ , com atum e ovo, feijão e couve, espadarte e cenoura, porco e frango, mel e bacon. O preço é quinze euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP recupera cerâmica furtada da Bordallo Pinheiro no valor de 45 mil euros

Mais de duas centenas de peças cerâmicas das Faianças Bordallo Pinheiro, em Caldas da Rainha, avaliadas em cerca de 45 mil euros, foram recuperadas pela PSP, que identificou um homem de 40 anos, constituído arguido por fortes suspeitas de envolvimento nos crimes de furto e recetação. O suspeito tem historial de ilícitos semelhantes.

bordallo