O repasto foi preparado por alunos das turmas do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria (TCP) e servido pelos alunos do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas (TSRB).
A ementa começou com legumes da Praça da Fruta: cenoura, rabanete e cebola, acompanhados com alheira. Seguiram-se os mariscos da Lagoa de Óbidos, com mexilhão de escabeche, berbigão à bulhão pato com limão, vinagre de lingueirão e ameijoa.
O prato designado por “peixe do mercado” era composto por robalo com puré de batata e aveludado. Não faltou a codorniz do Landal, salteada com puré e molho de batata doce e pickles.
Finalmente os doces das Caldas e a fruta da praça estiveram representados num prato com trouxas de ovos, pera desidratada, espuma de maçã assada e granizado de maçã.
Foram servidos vinhos da Quinta do Paço, de Alvorninha – Vinho Rosé Hummus e Vinho Tinto Hummus 2013 – e de Cortém, Vidais – Vinho Branco Cortém Sauvignon Blanc 2013 e Vinho Tinto Cortém Syrah 2011.
Na refeição participaram cerca de trinta pessoas, tendo estado presentes três vereadores – Hugo Oliveira, Maria da Conceição e Jaime Neto, os autarcas do Landal, Armando Monteiro, e do Nadadouro, Alice Gesteiro, para além de produtores de vinhos e codornizes.
Segundo o diretor da EHTO, Daniel Pinto, este projeto “procura desenvolver junto dos alunos o gosto e interesse pela descoberta primordial dos produtos alimentares, suas caraterísticas organoléticas, benefícios para a saúde e, também, as suas relações culturais”. O projeto está também relacionado com o universo da “alimentação ecológica, saudável e sustentável”.
No caso desta primeira refeição do ano, pretendeu-se apostar em produtos das Caldas da Rainha, levando os alunos a pesquisarem e conhecerem melhor o território onde se encontram.
O vereador Hugo Oliveira manifestou que “fomos percorrendo o concelho ao longo desta refeição”. Apontou que será um ano desafiante para o turismo caldense, nomeadamente com a perspetiva de reabertura do hospital termal e de arranque da construção do hotel no Parque D. Carlos I. Aos alunos disse que “é um mundo algo difícil mas onde não faltam oportunidades”.
O menu que se segue no restaurante pedagógico, na próxima quinta-feira, é dedicado a “Experiências na Cozinha“ , com atum e ovo, feijão e couve, espadarte e cenoura, porco e frango, mel e bacon. O preço é quinze euros.
0 Comentários