Telmo Santos, de 43 anos
1- Na qualidade de cadavalense, gostaria de ver concluído o novo Centro de Saúde do Cadaval, pois considero uma valência chave para o nosso concelho, vindo assim colmatar um desejo antigo e agora prestes a ser realizado pelo executivo municipal, que muito tem trabalhado para garantir esta imprescindível infraestrutura para os nossos utentes. Ganham os nossos utentes pois irão ter melhores condições de assistência na área da saúde.
Outra das obras que considero de extrema importância encontra-se neste momento em fase de conclusão e diz respeito à grande intervenção que foi realizada por todo o concelho do Cadaval na rede viária, realizando reestruturações de pavimento, asfaltagens e repavimentação, dotando assim as nossas estradas de melhores condições de circulação.
2- Para reforçar a identidade cultural do nosso concelho, ao qual a Festa das Adiafas e o Festival Nacional do Vinho Leve são o expoente máximo, existem outras iniciativas como o “Pintar e Cantar os Reis”, o renovado Carnaval no Cadaval, que na última edição revelou uma grande participação, as comemorações do Dia Mundial da Criança, as Tocatas de Verão, evento dedicado à música, e o Natal no Cadaval, que têm tido sido um excelente ícone do nosso município, com muitas actividades, tanto para os mais pequenos como graúdos.
Mónica Justino, de 33 anos
1- Nos próximos anos, acho que seria essencial que a Escola Básica e Secundária do Cadaval pudesse ter mais ofertas formativas, de modo a corresponder às escolhas dos jovens do concelho.
2- Relativamente aos eventos, acho que chegam, pois o dinheiro que é despendido será preciso para outros factos mais importantes.
Rui Soares, de 60 anos
1- Sei que há várias obras em andamento para o futuro, mas penso que se deveria começar a pensar novamente no aproveitamento hidroagrícola para o concelho e se possível para a região oeste. Não deveríamos aproveitar a água das chuvas que correm nos nossos rios e ribeiras que vão para o mar? Podem as mesmas serem utilizadas de uma forma racional para as atividades agrícolas e outras, mantendo assim o ecossistema e a fauna mais fortalecida e sustentável. Também melhorar os nossos recursos hídricos através da feitura de açudes, charcos e barragem que permitissem o seu melhor armazenamento.
2- É verdade, esses eventos são símbolos emblemáticos do concelho que precisam essencialmente de continuar a ser promovidos e de ganhar escala de forma sustentável, mas temos outros como a “Feira da Caça e do Mundo Rural”, que começa a ter tradição e que devemos potenciar, pois é mais uma boa forma de darmos a conhecer o concelho e de atrair mais visitantes. A atividade cinegética associada à atividade agrícola pode representar um importante fator de complementaridade na promoção do aumento sustentado do rendimento das explorações agrícolas e na manutenção da sua atividade. Para que o desenvolvimento possa ter continuidade, a melhoria das acessibilidades tem de ser uma realidade! Mas deveríamos pensar mais a frente, na possibilidade de uma variante que permitisse fazer uma ligação mais direta do nosso concelho entre a A1 e a A8, contribuindo para atrair mais investimento e empresas, possibilitando a fixação de mais jovens e a criação de mais emprego.
Aristides Sécio, de 64 anos
1- Como cadavalense acho que seria essencial concluir o saneamento básico concelhio, melhorar a sinalização rodoviária e informativa, bem como os caminhos rurais, reforçar as medidas de apoio social nas diferentes vertentes, melhorar o funcionamento do Centro de Saúde, com mais profissionais de saúde e melhores condições físicas de atendimento, e ainda estabelecer no ensino público uma ligação às atividades económicas desenvolvidas no concelho, em prol de maior empregabilidade e melhor qualificação da mão-de-obra futura.
2- Relativamente a outras iniciativas para o concelho, penso que seria importante estabelecer medidas urbanísticas que preservem as diferentes especificidades no concelho, bem como um planeamento prévio de expansão urbanística dos principais aglomerados urbanos. Também proponho a conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal, a criação de programa de incentivo aos jovens para as principais atividades económicas que se desenvolvem no Cadaval e ainda um apoio mais expressivo às principais atividades socioculturais que se desenvolvem no concelho.
João Pinto, de 30 anos
1- No concelho seria essencial melhorar o Centro de Saúde, no que diz respeito ao atendimento e médicos de família, que quase ninguém tem.
2- Voltar a organizar o “Animarte”, pois sempre era algo divertido para as pessoas e angariava-se qualquer coisa para o concelho.
0 Comentários