Com uma proposta de árvore a imitar o Pai Natal, a Escola Básica do Bairro da Ponte recebeu um cheque no valor de 100 euros. Para a direção do Agrupamento de Escolas Raul Proença e coordenadora da instituição, Sandra Henriques, “esta iniciativa, que já tem alguns anos e que envolve as nossas comunidades educativas, permite aos alunos incutir desde cedo este espírito de partilha e de empreendedorismo. E isso é muito importante, nem que seja numa simples árvore de natal”.
A gráfica Grapel e a papelaria Vogal patrocinaram os prémios atribuídos aos restantes lugares do pódio, tendo a Escola Básica de Salir de Matos, conseguido o segundo lugar e a Escola Básica da Lagoa Parceira o terceiro lugar. Os restantes 27 estabelecimentos foram classificados em quarto lugar.
Segundo Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, o “concurso este ano bateu o record no que diz respeito ao número de instituições de ensino envolvidas, pois abrimos pela primeira vez o evento ao ensino particular, envolvendo mais de 4500 alunos”. Revelou ainda que este ano o júri decidiu atribuir uma menção honrosa a uma instituição.
“Este projeto para nós, ACCCRO significa partilha de valores e a entrega desta menção honrosa à instituição Koalas vai de encontro a esse espirito de solidariedade e de partilha daquilo que é nosso”, referiu Paulo Agostinho, adiantando que o jardim-de-infância “conseguiu que as crianças partilhassem algo que é seu”.
Para a representante do jardim de infância Koalas, Sónia Caetano, a “nossa ideia foi com que as crianças despegassem daqueles brinquedos velhos que estavam na prateleira da casa”. “Apesar de lhes ter custado, conseguimos que eles partilhassem connosco para fazer a árvore”, explicou a representante da instituição.
Presente na entrega esteve também o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira, que valorizou a iniciativa quer na quantidade, quer na qualidade de trabalhos apresentados. “Há cada vez mais empenho e interiorização ao nível dos projetos educativos dos respetivos agrupamentos escolares e este tipo de ações mostra mesmo isso”, frisou o autarca, incentivando a continuação deste projeto inserido nas comemorações do natal promovidas pela ACCCRO.
Para avaliar as árvores de Natal expostas na Avenida, houve um painel de jurados constituído por um representante da associação empresarial, outro da autarquia e um docente da Escola Superior de Artes e Design. A esta iniciativa juntou-se outra exposição de árvores, na qual participaram algumas entidades caldenses com influência social, política, pedagógica e económica.
0 Comentários