O almoço terá lugar no dia 14 de janeiro, a partir das 13h, nas Tasquinhas do Landal, tendo um custo de dez euros por pessoa. As inscrições podem ser feitas pelo tlm. 914874809.
Antes, pelas 11h45, haverá missa na igreja paroquial do Landal. Às 15h haverá animação e visita aos destroços da residência.
A casa paroquial ficou destruída na sequência de um incêndio que terá tido origem na saída de gases de uma salamandra acesa e que entraram em contato com o revestimento em madeira.
O alerta foi dado pelas 23h41, quando o padre José Gonçalves, de 68 anos, estava no interior da casa e se apercebeu das chamas.
“Pus um taco de lenha na salamandra e fui descansar. Vinte minutos depois ouvi um barulho esquisito e fui ver o que se passava, era o teto que estava todo a arder”, contou ao JORNAL DAS CALDAS.
O padre ainda tentou apagar o fogo com baldes de água, mas “começaram a cair pedaços de madeira incandescentes em cima de mim”. “Só tive tempo de fugir de casa. Cheguei a recear muito pela vida. Foi um grande susto”, adiantou.
Quando os bombeiros das Caldas da Rainha chegaram ao local já estava “a casa praticamente toda tomada pelo incêndio e o telhado a cair”, relatou o comandante da corporação, Nelson Cruz.
Os bombeiros compareceram com 22 operacionais e seis viaturas, mas as chamas alastraram com tanta rapidez que foi impossível serem travadas. A remoção dos escombros só terminou cerca de cinco da manhã.
Devido ao incêndio ficou destruída grande parte dos registos paroquiais, relacionados com casamentos, batizados e óbitos, mas segundo o padre, “o Patriarcado de Lisboa tem cópias”. “Ainda encontrámos alguns livros de registos bem conservados debaixo do entulho”, revelou José Gonçalves. O telhado e o recheio da casa arderam. Só ficaram as paredes.
José Gonçalves está a ser acolhido em casa de paroquianos até a habitação ser reconstruída. Armando Monteiro, autarca do Landal, garante que a junta de freguesia, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a população vão ajudar na reconstrução da casa. O pároco é bastante estimado nas paróquias que preside.
0 Comentários