Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 24° C
16° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 24° C
17° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C

Museu da Lourinhã vai passar a ter dois núcleos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu da Lourinhã vai levar a cabo obras de remodelação que vão permitir aumentar a oferta aos visitantes, reabrindo as portas em fevereiro. É também a partir desta data que passa a apresentar dois núcleos museológicos.
Fachada do Museu com o Lourinhanosaurus

Um dos núcleos permanece no centro da vila da Lourinhã, precisamente no Museu da Lourinhã (na Rua João Luís de Moura), onde vão ser feitas visitas às exposições de etnografia e de arqueologia, para além de contemplar um espaço de interpretação dedicado à vida na terra, designadamente ao nível geológico e paleontológico.

“Porque se encontram tantos dinossauros na região da Lourinhã?”, “Porque se extinguiram os dinossauros?”, “Que outras formas de vida existiram além dos dinossauros?”…são algumas das perguntas para as quais o visitante pode encontrar resposta, a partir de informação e de materiais geológicos e paleontológicos da região da Lourinhã e de outros pontos do mundo, com os quais o Museu tem trabalhado. É o caso de materiais provenientes de Angola, Wyoming (Estado Unidos da América) e Gronelândia, a título de exemplo.

A pensar no público mais jovem, passa a existir também um espaço especialmente dedicado às crianças onde podem ser levadas a cabo diversas atividades lúdico-pedagógicas, tais como ateliers variados na área da paleontologia, arqueologia e etnografia, workshops de chocolate, confeção de pão caseiro e visionamento de filmes.

O outro núcleo ficará localizado no Parque dos Dinossauros da Lourinhã (PDL), resultado de um protocolo de cooperação celebrado entre o PDL, o Museu da Lourinhã e o Município da Lourinhã, a 21 de setembro de 2016. No âmbito deste protocolo, o PDL para além de acolher a exposição de paleontologia do Museu apoia o trabalho de investigação científica desenvolvido por esta instituição. Aqui vão ser expostos os achados paleontológicos da região, fruto de um persistente trabalho de investigação realizado ao longo de anos pelas equipas do Museu da Lourinhã.

O valor científico destes achados é reconhecido nacional e internacionalmente, tendo sido descritas várias novas espécies para a ciência com base em espécimenes tipo do Museu da Lourinhã. De entre estes, refira-se, a título de exemplo, o Lourinhanossaurus antunesis e o Miragaia longicollum.

O Museu da Lourinhã encerrou a 19 de dezembro e reabre no dia 3 de fevereiro de 2018.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Unidade Local de Saúde do Oeste com 57 vagas para médicos

Foi publicado em Diário da República o número de 57 vagas para recrutamento de médicos recém-especialistas para a área hospitalar, para a área dos cuidados de saúde primários e para a área de saúde pública, na Unidade Local de Saúde do Oeste.

medicos

Homem esfaqueado em festa

Uma festa na associação da Lagoa Parceira, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma zaragata em que um homem foi esfaqueado no pescoço, na madrugada do passado dia 20.

Ana Bacalhau cantou a liberdade no CCC

“A Liberdade está a passar por aqui” foi o concerto que Ana Bacalhau levou na véspera de 25 de abril ao Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

bacalhau 1