Q

Previsão do tempo

21° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
20° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 19° C

Estado assegura financiamento para requalificar Fortaleza de Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A verba nacional necessária à requalificação da Fortaleza de Peniche, financiada por fundos comunitários, está assegurada com meio milhão de euros inscritos no Orçamento do Estado (OE) para 2018, que foi promulgado pelo Presidente da República. Segundo a agência Lusa, o montante foi inscrito pela Assembleia da República, em sede de discussão na especialidade do […]
A verba nacional junta-se aos fundos comunitários para combater a degradação (foto Carlos Tiago)

A verba nacional necessária à requalificação da Fortaleza de Peniche, financiada por fundos comunitários, está assegurada com meio milhão de euros inscritos no Orçamento do Estado (OE) para 2018, que foi promulgado pelo Presidente da República.

Segundo a agência Lusa, o montante foi inscrito pela Assembleia da República, em sede de discussão na especialidade do OE2018, depois de uma proposta do PCP, aprovada pela maioria dos grupos parlamentares e com a abstenção do PSD, na comissão de Orçamento.

Com a aprovação, fica inscrita no OE2018 a verba necessária para o Governo “garantir os meios financeiros necessários para assegurar a comparticipação nacional dos fundos estruturais do Portugal 2020” para a recuperação da Fortaleza de Peniche, um investimento total de 3,5 milhões de euros, lê-se na proposta.

A garantia permite avançar com os procedimentos para a “intervenção urgente” para combater a “grave degradação de vários elementos do complexo, nomeadamente das muralhas e dos edifícios da antiga prisão política do regime fascista”, e criar o Museu da Resistência.

“A Fortaleza de Peniche vê assim reconhecido o seu papel enquanto símbolo de resistência, de luta pela liberdade, de solidariedade e de cultura, transmitindo às novas gerações os valores da democracia, estando indissociavelmente ligada à memória de todos aqueles que lutaram heroicamente contra a repressão do Estado Novo”, sublinha o Governo numa portaria publicada.

A fortaleza, classificada como monumento nacional desde 1938, foi uma das prisões do Estado Novo de onde se conseguiu evadir, entre outros, o histórico secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal, em 1960, protagonizando um dos episódios mais marcantes do combate ao regime ditatorial.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

MVD com nove medalhas em jornada de badminton

Nos dias 26 e 27 de abril realizou-se no Centro de Alto Rendimento de Badminton Joaquim José de Oliveira Lopes, nas Caldas da Rainha, a segunda jornada nacional não sénior Sub9, Sub13 e Sub17.

badminton

Exposição sobre a Dinastia de D. Leonor

No âmbito das comemorações do quinto centenário da morte da Rainha D. Leonor, a associação Olha-Te, através das “Aventureiras da Leitura”, elaborou um projeto cultural baseado num trabalho de pesquisa, transformado em artigos que são publicados no Jornal das Caldas uma vez por mês, sob o título "Mulheres na Dinastia de D. Leonor".

mulheres

Troféu Easykart Portugal arrancou no Bombarral

O Troféu Easykart Portugal 2025, que tem a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), arrancou, no passado fim de semana, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com a realização da primeira prova, envolvendo mais de três dezenas de pilotos, distribuídos por cinco categorias distintas.

kart