O Natal chegou oficialmente ao Cadaval dia 1 de dezembro, data em que se acendeu a árvore de natal na zona central da vila, bem como as luzes nas principais ruas, com sonorização musical das mesmas.
Também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) voltou, nesta quadra, a iluminar a torre de comunicações do quartel, em toda a sua extensão, de 35 metros, simbolicamente representando uma árvore de natal. Considerando também os quinze metros do edifício da torre, a árvore da AHBVC ergueu-se, uma vez mais, a cerca de 50 metros do solo.
Quanto à animação da época natalícia, arrancou com uma ação promocional, dias 2 e 9 de dezembro, baseada num circuito de personagens natalícias pelo comércio local, o que provocou interação com os cidadãos, dando-lhes possibilidade de fotografia com as “mascotes” presentes.
Nesta quadra, esteve patente, no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas, a exposição coletiva “Presépios de Natal”, que reuniu mais de meia centena de presépios artesanais, elaborados por Anabela Rodrigues (Cadaval), Leonor Alípio (Rocha Forte), Manuel Carloto (Cadaval), Maria Alice Figueiredo (Vilar), Mário Albino (Martim Joanes), Margarida Silva (Adão Lobo) e Luís Azóia (Bombarral).
Nos dias 16 e 17 de dezembro, a animação natalícia “invadiu” o centro da vila, com diversas atividades pensadas para a pequenada e respetivas famílias. Não faltou a tão ansiada presença do Pai Natal, que “chegou” à Praça da República à boleia de um veículo de combate a incêndios dos bombeiros do Cadaval. O velho das barbas cumprimentou os presentes e rapidamente se dirigiu para o seu trono, onde fez a tão aguardada entrega de prendas às crianças, no total de 370 ofertas.
Para além do Pai Natal, outras personagens natalícias animaram o núcleo central da vila, onde não faltaram as pinturas faciais, modelagem de balões e insufláveis. A praça recebeu ainda, o espetáculo familiar “Palhaço que queria ser mágico”.
A criançada pôde também contar, naquele local, com um ateliê de Natal, dinamizado pela biblioteca e museu municipais.
A par da animação natalícia, realizaram-se também, na praça, o Mercado EcoRural do Oeste e a Feira de Artesanato, Velharias e Colecionismo.
O cineauditório Valentina de Abreu acolheu duas sessões do espetáculo musical “Vila Compasso”, que foi de acesso gratuito ao público, tendo reunido um total de 250 presenças na plateia, maioritariamente crianças e seus familiares.
A Praça da República recebeu ainda mais uma edição da exposição de esculturas de Natal, patente até 6 de janeiro. Os cerca de quinze trabalhos, elaborados sobretudo com materiais reutilizados, são da autoria de estabelecimentos de ensino e instituições sociais do concelho.
A iniciativa envolveu a Associação Solidariedade Montejunto, Campus Social do Olival (Murteira), Cáritas Paroquial do Vilar, Centro de Dia da Dagorda “Asavida”, Centro Social e Paroquial de Alguber, Centro Social e Paroquial de Lamas e Santa Casa da Misericórdia do Cadaval. Participaram, também, o pré-escolar e 1.º ciclo de Alguber, Cadaval, Chão de Sapo, Dagorda, Murteira, Painho, Vilar, Sobrena (neste caso, só 1.º ciclo) e ainda o Jardim de Infância do Peral e o Jardim/Creche “As Pintinhas” (Santa Casa da Misericórdia do Cadaval).
Em paralelo, a Câmara Municipal voltou, em meados de dezembro, a percorrer as escolas do concelho, para oferta de uma prenda didática por cada sala de alunos de pré-escolar e 1.º ciclo. Nessa ocasião, a autarquia deixou, também, convites à pequenada para visitar o Pai Natal no centro da vila.
Igualmente as famílias socioeconomicamente mais vulneráveis do concelho voltaram a receber os tradicionais cabazes de Natal, com diversos produtos alimentares de primeira necessidade, sem esquecer o bacalhau e o bolo-rei, próprios da quadra. No total, a Câmara distribuiu 61 cabazes, abrangendo um total de 175 pessoas. O Intermarché e Minipreço do Cadaval cederam os bens entregues.
A alegrar a época natalícia, a Câmara Municipal organizou ainda dois passeios, um para munícipes seniores, outro para crianças do concelho.
O passeio sénior teve lugar no dia 16 e consistiu numa ida ao espetáculo “A volta ao mundo em 80 minutos”, no Casino do Estoril, musical de Filipe La Féria, protagonizado por João Baião. Participaram 80 munícipes com mais de 55 anos, tendo a edilidade proporcionado transporte coletivo para o efeito.
O passeio infantil aconteceu no dia 19, envolvendo 90 crianças, dos cinco aos doze anos, numa visita ao Planetário, Museu da Marinha e Aquário Vasco da Gama, em Lisboa. Por ser Natal, a jornada incluiu, ainda, distribuição de sacos com ofertas variadas.
Os Ateliês de Natal da biblioteca e museu municipais decorreram, como de costume, durante as férias letivas e proporcionaram, a um total de 61 inscritos, diversas atividades, tais como Hora do Conto, jogos de natal, ateliês de expressão plástica e tardes de cinema. As atividades foram destinadas a dois grupos etários, dos seis aos onze e dos doze aos quinze anos.
Ainda sobre as férias natalícias, o programa “Férias na Escola” voltou a proporcionar atividades desportivas, culturais e de lazer para as crianças dos jardins públicos e de 1.º ciclo do concelho.
A Cruz Vermelha do Cadaval voltou a juntar-se à festividade natalícia, tendo organizado dias 15, 16 e 17, no pavilhão municipal, a 2ª edição da iniciativa “Cadaval Street Food & Mercado de Natal”. O Mercado de Natal teve artesanato e artigos vários, enquanto o “Streetfood” propôs “um jantar diferente”, a par de animação diversa onde não faltaram as atuações musicais.
0 Comentários