Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Workshop de alimentação saudável para diabéticos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Alimentação saudável para diabéticos: snacks e sobremesas” foi o tema do workshop que se realizou no dia 20 de novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
O workshop iniciou com uma palestra sobre esta doença grave de saúde proferida pela médica Manuela Ricciuli

A iniciativa teve como objetivo alertar a população sobre o aumento do número de casos da diabetes do tipo 2 nos vários grupos etários, nomeadamente nas idades mais avançadas, as formas de prevenção e o tratamento.

O evento foi promovido pelo Lions Clube das Caldas da Rainha e pela Unidade Integrada da Diabetes do Centro Hospitalar do Oeste, em parceria com a EHTO, com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Diabetes.

O workshop iniciou com uma palestra sobre esta doença grave de saúde proferida pela médica Manuela Ricciuli, coordenadora da Unidade Integrada da Diabetes (UID) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO). A médica começou por explicar às pessoas presentes o que é a pré-diabetes e o seu diagnóstico. Revelou que 40.7% da população portuguesa dos 20 aos 79 anos tem diabetes ou hiperglicemia intermédia, o que significa que mais de 3,1 milhões de indivíduos sofrem desta doença.

Manuela Ricciuli sublinhou que diabetes mellitus é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue e pode ser hereditária ou adquirida por conta de “maus hábitos alimentares, sedentarismo e obesidade”. “A prevalência da diabetes nas pessoas obesas (IMC mais ou igual a 30) é cerca de quatro vezes maior do que as pessoas com IMC normal (IMC menos de 25)”, apontou a médica. A coordenadora da UID do CHO referiu ainda que houve um aumento do número de pessoas rastreadas e em 2015 “cerca de 7% necessitam de tratamento relativamente à visão (retinopatia diabética) na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo”.

Segundo Manuela Ricciuli, a diabetes pode aumentar o risco de muitos problemas de saúde graves, a maioria dos quais são inteiramente “evitáveis ??se a glicose no sangue for mantida num nível saudável”. Deu alguns exemplos de problemas que esta doença pode provocar na visão e pés (neuropatia), o que resulta em perda de sensibilidade nos pés. Tendo diabetes aumenta o risco de um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

A médica apontou que aumentou o número de mortes por diabetes. “O número médio de anos potenciais de vida perdidos por diabetes em 2015 foi no sexo masculino de 8,2 anos e no sexo feminino de 8,0 anos”, adiantou.

O tratamento adequado para quem tem diabetes é “medicamentos, exercício físico e uma alimentação saudável”.

Além de Manuela Ricciuli explicar sobre a doença, suas causas, prevenção e tratamento, também há no CHO a equipa de nutrição que dá dicas de alimentação saudável para prevenir e para controlar o diabetes.

“Os portugueses ingerem demasiado açúcar, gordura e sal”

As dietistas Abigail Branco e Catarina Ribeiro alertaram sobre a importância de uma alimentação equilibrada para a prevenção e o controlo da diabetes, sublinhando a importância de “ingerir os alimentos que estão na roda dos alimentos”.

Abigail Branco apontou alguns erros dos portugueses na alimentação, como “o excesso de açúcar, sal e gordura”. Aconselhou as pessoas presentes a ler os rótulos dos alimentos antes de os adquirir, porque podem “encontrar açúcares de diversas formas e com diferentes designações”.

Glicose, frutose, sacarose, maltose, dextrose, xarope de açúcar, xarope de milho, açúcar mascavado, melaço, mel, entre outros, “são nomes que pode encontrar nos rótulos, que não deixam de ser açúcar”, afirmou a dietista.

Segundo esta responsável, gomas, bebidas vegetais, chocolate em pó, doces, compotas e marmelada, iogurtes açucarados, fruta cristalizada e mel são algumas fontes de açúcar. “Se bebermos duas latas de refrigerantes por dia estamos a consumir 25 quilos de açúcar por ano”, indicou.

Quanto ao sal, Abigail Branco referiu que o ideal é ingerir uma colher de chá (6 gramas) por dia.

A dietista entregou ao público presente um descodificador de rótulos, sensibilizando para a importância de os lerem antes de adquirir os alimentos. “Comparem a informação constante no rótulo da bebida/alimento por 100 ml/g (açúcares, gordura, gordura saturada e sal)”, disse a dietista, acrescentando que devem optar maioritariamente pelos alimentos que o descodificador apontar ter cor verde, moderar o amarelo e evitar aqueles com um ou mais nutrientes na categoria vermelha”.

A iniciativa terminou com o chef Luís Tarenta, da EHTO, acompanhado por alguns alunos do curso de técnicas de cozinha e pastelaria, que fizeram uma demonstração de confeção de snacks e sobremesas destinadas a diabéticos.

Bolo de iogurte com limão, tostas de pão de centeio com atum, crumble de maça e canela com iogurte grego natural, foram algumas das iguarias que o chef ensinou a fazer.

Ana Pouseiro, presente do Lions Clube das Caldas da Rainha, elogiou o workshop, que foi “dinâmico” e “interessante, dando dicas às pessoas como devem cozinhar em casa de uma forma mais saudável”. Referiu que “os clubes de todo o mundo comemoraram o Dia Internacional da Diabetes com várias atividades no sentido da sensibilização para a problemática da diabetes”. “Caldas da Rainha quis também participar e fazer parte do calendário de atividades a nível nacional e internacional, apontou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1